Qualidade e Segurança

O Hospital da Luz Lisboa pretende prestar cuidados de saúde de excelência, centrados nas necessidades de cada doente e delineados de acordo com os conhecimentos técnicos e científicos mais recentes, e manter uma relação sólida e transparente com todos os seus clientes.

A estratégia de qualidade do Hospital da Luz Lisboa envolve a organização como um todo, pelo impacto que as suas diversas áreas têm na satisfação dos clientes e, consequentemente, na reputação e futuro do hospital. 

A prestação dos cuidados de saúde corretos, a segurança do doente e a equidade da prestação de cuidados constituem a base da estratégia de qualidade clínica. No que se refere a outros domínios da qualidade, são de especial importância a integração dos cuidados e a experiência dos doentes internados no hospital. 

Para cumprir os seus objetivos de excelência, o Hospital da Luz Lisboa avalia as suas práticas nos vários aspetos da experiência dos clientes, desde a sua admissão até à alta e à necessidade de outros cuidados fora do seu espaço, estabelece processos e procedimentos inequívocos ao longo da prestação de cuidados e na relação com os clientes, bem como medidas preventivas ou corretivas, numa perspetiva de melhoria contínua. Além disso, analisa e compara os seus resultados com os de outras unidades de saúde, nacionais ou internacionais. 

A qualidade clínica é avaliada através de indicadores, testados e reconhecidos internacionalmente, alguns inerentes a situações específicas, outros de caráter mais geral. Estes indicadores permitem analisar o processo de tratamento, o seu impacto e os seus resultados e traduzem o cumprimento de boas práticas. São exemplo desses indicadores as taxas de morbilidade, mortalidade ou de readmissão de doentes, a incidência de complicações ou de efeitos adversos potencialmente evitáveis, entre outros.

Para criar uma cultura de qualidade e segurança, fundamentada nos princípios da melhoria contínua dos processos e da aprendizagem através da análise abrangente e crítica dos resultados obtidos, o Hospital da Luz propôs-se voluntariamente a um reconhecimento internacional - a acreditação da qualidade pela Joint Commission International


Da teoria à prática:

A qualidade em cuidados de saúde é um conceito multidimensional, que envolve critérios de segurança, de efectividade, de eficiência, de acessibilidade, de equidade e de centralização na pessoa. 

Na realidade não existe uma medida única para definir a excelência de um hospital; o nosso compromisso com os clientes baseia-se no pressuposto de que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para prestar cuidados de saúde de excelência, através da adopção das tecnologias apropriadas, do recrutamento e retenção dos melhores profissionais, da adequação das estruturas arquitectónicas às necessidades de clientes e colaboradores e do desenvolvimento de práticas clínicas consistentes e seguras para cada um dos clientes que nos procura.

Neste sentido, o Hospital da Luz Lisboa está a implementar um conjunto de medidas que permite avaliar o seu compromisso com a excelência.