Qualidade e Segurança

O Hospital da Luz pretende prestar cuidados de saúde de excelência, centrados nas necessidades de cada doente e delineados de acordo com os conhecimentos técnicos e científicos mais recentes, e manter uma relação sólida e transparente com todos os seus clientes.
A estratégia de qualidade do Hospital da Luz envolve a organização como um todo, pelo impacto que as suas diversas áreas têm na satisfação dos clientes e, consequentemente, na reputação e futuro dos hospitais e clínicas da rede.
A prestação dos cuidados de saúde corretos, a segurança do doente e a equidade da prestação de cuidados constituem a base da estratégia de qualidade clínica. No que se refere a outros domínios da qualidade, são de especial importância a integração dos cuidados e a experiência dos doentes internados no hospital.
Para cumprir os seus objetivos de excelência, o Hospital da Luz avalia as suas práticas nos vários aspetos da experiência dos clientes, desde a sua admissão até à alta e à necessidade de outros cuidados fora do seu espaço, estabelece processos e procedimentos inequívocos ao longo da prestação de cuidados e na relação com os clientes, bem como medidas preventivas ou corretivas, numa perspetiva de melhoria contínua. Além disso, analisa e compara os seus resultados com os de outras unidades de saúde, nacionais ou internacionais.
A qualidade clínica é avaliada através de indicadores, testados e reconhecidos internacionalmente, alguns inerentes a situações específicas, outros de caráter mais geral. Estes indicadores permitem analisar o processo de tratamento, o seu impacto e os seus resultados e traduzem o cumprimento de boas práticas. São exemplo desses indicadores as taxas de morbilidade, mortalidade ou de readmissão de doentes, a incidência de complicações ou de efeitos adversos potencialmente evitáveis, entre outros.
Da teoria à prática
A qualidade em cuidados de saúde é um conceito multidimensional, que envolve critérios de segurança, de efectividade, de eficiência, de acessibilidade, de equidade e de centralização na pessoa.
Na realidade não existe uma medida única para definir a excelência de um hospital; o nosso compromisso com os clientes baseia-se no pressuposto de que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para prestar cuidados de saúde de excelência, através da adopção das tecnologias apropriadas, do recrutamento e retenção dos melhores profissionais, da adequação das estruturas arquitectónicas às necessidades de clientes e colaboradores e do desenvolvimento de práticas clínicas consistentes e seguras para cada um dos clientes que nos procura.
Neste sentido, o Hospital da Luz implementa em várias unidades da sua rede medidas que permitem avaliar o seu compromisso com a excelência.
-
Prestar os Cuidados Certos
Na dimensão da qualidade Prestar os Cuidados Certos, o Hospital da Luz está a avaliar o seu desempenho através de diversos indicadores, entre os quais se incluem os seguintes:
- Profilaxia do tromboembolismo venoso
- Profilaxia da infeção da ferida cirúrgica
- Taxa de morbilidade da infeção respiratória em doentes ventilados
- Taxas de mortalidade
- Taxas de readmissão de doentes na UCI
- Número de procedimentos complexos que necessitam de curvas de aprendizagem sustentadas
-
Cuidar com Segurança
A segurança na prestação de cuidados de saúde é um vetor estratégico num hospital que visa a excelência e a confiança dos seus clientes.
Na dimensão da qualidade Cuidar Com Segurança o Hospital da Luz monitoriza o seu desempenho através dos seguintes indicadores:
- Prevalência e incidência de infeção
- Prevalência e incidência de quedas
- Prevalência e incidência de úlceras de pressão
- Registo de incidentes adversos
Ainda neste âmbito, é avaliado o cumprimento relativamente à implementação de processos de prevenção de incidentes, de que são exemplo:- Consentimento informado
- Checklist cirúrgica
- Inquérito epidemiológico de admissão
-
Escutar o Doente
Para conhecer a experiência dos doentes internados em unidades da rede Hospital da Luz, este poderá entrar em contacto com os clientes por via telefónica, após a alta, solicitando a sua resposta a um questionário de satisfação.
Este questionário foi delineado de acordo com normas internacionais, o que permite comparar os seus resultados com os de outras unidades de saúde, nacionais ou internacionais.
Para os inquéritos de satisfação aos clientes do internamento, o Hospital da Luz baseou-se no H-CAHPS, modelo reconhecido internacionalmente e validado cientificamente.
Os inquéritos são realizados por uma entidade externa, através do telefone, aos clientes com idades compreendidas entre os 16 e os 75 anos.
A satisfação dos clientes é avaliada em diversos aspetos e áreas agrupadas da seguinte forma:
- Colaboradores
- Perceção da qualidade
- Ambiente Hospitalar
- Alimentação
- Satisfação Geral
-
Aceder com Equidade
Na dimensão Aceder Com Equidade avalia-se a acessibilidade para diferentes linhas assistenciais e comparam-se os valores obtidos com diferentes sub-grupos de clientes, usando critérios como a idade ou o sexo, entre outros.