Serviços Farmacêuticos

Os Serviços Farmacêuticos do Hospital da Luz Lisboa desenvolvem um conjunto de atividades tecnicamente diferenciadas, desempenhadas por uma equipa altamente qualificada e especializada de farmacêuticos, técnicos de farmácia, assistentes operacionais e administrativos, envolvidos em todo o circuito do medicamento e contribuindo para garantir a obtenção dos melhores resultados terapêuticos, com a máxima segurança para os doentes.

Os Serviços Farmacêuticos são responsáveis pela viabilização e disponibilização de todo o arsenal terapêutico – medicamentos e outros produtos farmacêuticos – aos diversos serviços do Hospital da Luz Lisboa.

Pelas competências técnicas, clínicas e de gestão, os farmacêuticos estão envolvidos em todos os processos de seleção, aquisição, informação, preparação e distribuição de milhares de medicamentos e produtos farmacêuticos que diariamente são necessários.

Nas diferentes etapas deste processo, os Serviços Farmacêuticos dispõem de tecnologia avançada, incluindo equipamentos e software especializados, que não só garantem a qualidade dos medicamentos produzidos e dos serviços prestados, como permitem libertar recursos para atividades mais orientadas para o doente.

O processo clínico eletrónico permite à equipa de Farmácia Clínica, que integra diariamente a equipa multidisciplinar nos respetivos serviços clínicos, realizar uma avaliação completa do perfil de medicação e a sua adaptação ao doente, antes de qualquer envio efetivo para a enfermaria e consequente administração ao doente.

Os Serviços Farmacêuticos, na sua unidade de produção, preparam anualmente cerca de 2900 tratamentos de quimioterapia e 600 bolsas nutritivas para administração intravenosa, acompanhando individualmente os doentes em tratamento.

São três os grandes pilares em que assentam as atividades desenvolvidas pela equipa de farmacêuticos do Hospital da Luz Lisboa:

  • Cuidados Farmacêuticos orientados para o doente – integram as equipas multidisciplinares de profissionais de saúde com profissionalismo e respeito, participam nas reuniões e visitas clínicas e corresponsabilizam-se pelos resultados obtidos, associados às terapêuticas instituídas, garantindo um ambiente que promove a comunicação eficaz, o uso racional do medicamento, a segurança e efetividade da terapêutica, ao menor custo.
  • Educação e formação – são responsáveis pela orientação de estágios de estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz, Universidade Lusófona e Universidade do Algarve, num total de cerca de 20 alunos por ano. Coordenam também estágios profissionais a farmacêuticos, generalistas ou em áreas específicas em que pretendem desenvolver-se, e estágios ao abrigo do Programa Erasmus. São regularmente formadores em ações internas e externas.
  • Investigação clínica – integram as equipas de investigação de vários ensaios clínicos, em áreas como a oncologia, medicina Interna e a endocrinologia; são autores de estudos e trabalhos de investigação.

Localização e contactos

Os Serviços Farmacêuticos localizam-se no Piso -1 do edifício do Hospital.

Tel: 351 217 104 422
Fax: 351 217 104 439
e-mail: farmacia@hospitaldaluz.pt

Horário de funcionamento

Segunda a sexta feira, das 9h00 às 20h00 
Sábado, das 15h00 às 19h00

Horário de atendimento a doentes não internados

Segunda a sexta feira, das 9h00 às 18h00 

 

Direção do serviço

Dr.ª Cláudia Santos

Farmacêutica responsável

Dr.ª Andreia Duarte