Atendimento Médico Permanente

Atendimento Médico Permanente

Em funcionamento 24 horas por dia, 365 dias por ano, o Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa disponibiliza assistência médica e cirúrgica Geral, de Pediatria e de Obstetrícia.

Em Oeiras, o Hospital da Luz Clínica de Oeiras disponibiliza assistência médica geral das 9h00 às 22h00, 365 dias por ano.

Na Amadora, o Hospital da Luz Clínica da Amadora disponibiliza assistência médica geral das 9h00 às 22h00, 365 dias por ano.

 

O Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa tem um acesso exterior próprio no recinto do Hospital, localizado junto à Entrada Principal, no Piso 0. O acesso a partir dos pisos de estacionamento é feito através do núcleo de elevadores A ou por escada rolante.

O Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa dá resposta a todas as situações não programadas e dispõe de todos os meios necessários para prestar assistência a doentes em estado grave, através de um conjunto de serviços clínicos diferenciados, com apoio tecnológico avançado.

O corpo clínico do Atendimento Médico Permanente é composto por médicos especialistas, apoiados por uma equipa de enfermagem e de técnicos especializados. Estão sempre disponíveis no Atendimento Médico Permanente médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, em Medicina Interna, em Pediatria e em Ginecologia/Obstetrícia, que nas situações que julguem necessário recorrem, por chamada, a todas as especialidades existentes no Hospital. O Atendimento Médico Permanente conta também com o apoio da Unidade de Cuidados Intensivos, Laboratório de Análises Clínicas e Centro de Imagiologia.

Para as crianças estão reservadas áreas de espera e de atendimento próprias. Na sala de espera, decorada a pensar nos mais novos, estão disponíveis brinquedos e televisões com programação infantil. As salas de consulta e de observação possuem também uma decoração infantil, procurando contribuir para que as crianças se sintam mais à vontade.

A urgência de obstetrícia dispõe de todos os meios para um atendimento imediato e para um seguimento completo e conta com o apoio do Bloco de Partos e da Unidade de Neonatologia, que estão preparados para realizar partos não programados e acompanhar os recém-nascidos.

Saiba mais sobre o Atendimento Médico Permanente:

  • O que é o Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa?

    O Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa é um serviço de prestação de cuidados médicos e cirúrgicos, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, vocacionado especialmente para a avaliação e tratamento de situações de urgência/emergência, bem como de situações que embora não possam ser definidas como tal requerem uma intervenção rápida. O Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa presta assistência a crianças e a adultos, incluindo grávidas.

  • Recursos Disponíveis no Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa

    O Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa dispõe de todos os recursos físicos, tecnológicos e humanos necessários para prestar cuidados médicos e cirúrgicos de excelência na sua área de intervenção, tanto a crianças como a adultos, incluindo grávidas.

    O espaço físico do Atendimento Médico Permanente inclui áreas de utilização comum, áreas reservadas especificamente para as crianças e áreas reservadas especificamente para os adultos, devidamente equipadas para uma prestação diferenciada.

    As áreas de utilização comum incluem uma sala de reanimação com duas camas, uma sala de pequena cirurgia, uma sala de gessos e uma sala de tratamentos, além dos espaços de acesso e de atendimento administrativo.

    Os espaços reservados especificamente para as crianças incluem uma área de espera, quatro gabinetes de consulta, uma sala de tratamentos, uma sala de arrefecimento rápido e uma sala de observação com quatro camas (tendo duas a possibilidade de isolamento).

    Os espaços reservados especificamente para os adultos incluem uma área de espera, cinco gabinetes de consulta, uma sala de tratamentos e uma sala de observação com seis camas (tendo uma a possibilidade de isolamento).

    O atendimento médico às grávidas é assegurado numa área própria, junto ao bloco de partos.

    O Atendimento Médico Permanente conta ainda com o apoio dos seguintes serviços e unidades do Hospital da Luz Lisboa: Bloco de Partos, Bloco Operatório, Centro de Imagiologia, Internamento, Laboratório de Patologia Clínica, Serviço de Sangue (Imunohemoterapia), Unidade de Cuidados Intensivos, Unidade de Neonatologia.

    Os recursos humanos disponíveis no Atendimento Médico Permanente incluem médicos, um corpo de enfermagem e de técnicos especializados e funcionários administrativos.

  • Corpo Clínico do Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa

    Neste serviço o primeiro atendimento médico facultado às crianças, grávidas e adultos é assegurado por médicos especialistas em Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Geral e Familiar, respetivamente. Sempre que julguem adequado, os médicos que se encontram no Atendimento Médico Permanente podem recorrer, por chamada, a colegas de todas as outras especialidades existentes no Hospital da Luz Lisboa (consultar Serviços Clínicos - Especialidades e Linhas Assistenciais). Estão também em permanência no Hospital da Luz Lisboa especialistas em Anestesiologia, Neonatologia, Medicina Interna e Medicina Intensiva, que intervêm em todas as situações em que a sua prestação se revele necessária. Esta forma de organização permite responder atempadamente a qualquer situação de doença que se enquadre na área de intervenção do Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa.

  • Funcionamento do Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa

    O Atendimento Médico Permanente tem um acesso exterior próprio no recinto do Hospital da Luz Lisboa, localizado junto à Entrada Principal, no Piso 0. A partir do parque de estacionamento, o acesso ao Atendimento Médico Permanente é feito através do núcleo de elevadores A ou por escadas rolantes.

    Quem se dirija, ou conduza alguém, ao Atendimento Médico Permanente deve procurar, na medida do possível, estar na posse de todas as informações sobre o doente (por exemplo, circunstâncias e pormenores relativos à ocorrência do problema, medicações em curso, história de alergias) e documentos (por exemplo, documento de identificação, cartão de utente, cartão beneficiário de um subsistema de saúde, cartão de seguro de saúde) que possam ser necessários.

    Na sequência da inscrição na recepção do Atendimento Médico Permanente, os clientes são encaminhados para as áreas de espera pertinentes (crianças, adultos ou grávidas). O atendimento médico é programado em função do estado clínico dos doentes, determinado na triagem segundo protocolos estabelecidos.

    Depois da primeira avaliação pelos especialistas em Pediatria, Medicina Geral e Familiar ou Ginecologia-Obstetrícia e caso estes considerem necessário, é possível recorrer, por chamada, a médicos de todas as outras especialidades existentes no Hospital da Luz Lisboa. Está prevista também a necessidade de realizar quaisquer exames de diagnóstico na sequência da avaliação médica inicial, através do apoio permanente prestado pelo Laboratório de Patologia Clínica e pelo Centro de Imagiologia. Em geral, os resultados ficam disponíveis num prazo de cerca de duas horas. Caso a avaliação dos resultados de alguns destes exames requeira a intervenção de médicos não presentes em permanência no hospital, estão disponíveis canais de comunicação específicos para o efeito, além da possibilidade de recorrer à intervenção presencial por chamada. Os doentes cuja situação exija um período de observação, são encaminhados depois da avaliação médica inicial para a Sala de Observações e passam a estar sob a responsabilidade dos especialistas em Medicina Interna.

    O Atendimento Médico Permanente tem ainda capacidade para responder a qualquer necessidade de intervenção cirúrgica ou de internamento.

    A presença em permanência no Hospital da Luz Lisboa de especialistas em Anestesiologia, Neonatologia e Ginecologia-Obstetrícia e o apoio permanente do Bloco de Partos e da Unidade de Neonatologia permitem também responder a todas as situações de parto não programadas.

  • Situações em que se deve recorrer ao Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa

    O Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa é um serviço que está vocacionado especialmente para a avaliação e tratamento de situações de urgência/emergência, bem como de outras situações que exijam uma intervenção rápida. Enquadram-se nestas categorias todas as situações em que seja previsível que a demora na procura ou na prestação de cuidados médicos possa colocar a vida em risco, ou comprometê-la de alguma forma a longo prazo, nomeadamente:

    • Dor intensa no peito ou qualquer outra dor intensa e persistente
    • Perda temporária de visão e dor de cabeça
    • Perda de consciência subsequente a um traumatismo craniano
    • Debilidade ou incapacidade de movimento ou de falar repentina
    • Possibilidade de intoxicação
    • Possibilidade de sobredosagem de medicamentos ou estupefacientes
    • Lesões na cabeça e nos olhos
    • Acidente de viação com ferimentos ligeiros
    • Febre alta
    • Ferimentos e hemorragias graves
    • Tosse ou vómitos com sangue
    • Possibilidade de fratura
    • Convulsões
    • Aborto espontâneo ou gestação com hemorragia vaginal
    • Trabalho de parto

    Em regra, as constipações, as infeções comuns, as situações de febre ligeira, as dores frequentes, as alterações gastrointestinais comuns e o facto dos medicamentos habituais terem acabado, contam-se entre os problemas de saúde que não justificam uma ida ao Atendimento Médico Permanente. Com efeito, a procura de cuidados médicos no Atendimento Médico Permanente para situações que não o justificam tem um efeito negativo tanto nos cuidados prestados aos doentes que efetivamente deles carecem, como nos doentes que os procuram indevidamente, muitas vezes com problemas que não devem ser tratados como situações de urgência/emergência e que necessitam de uma avaliação abrangente e de um acompanhamento ao longo do tempo.

    No entanto, em caso de dúvida, devem sempre ser procurados cuidados médicos no Atendimento Médico Permanente, especialmente quando se trata de crianças ou de idosos, já que são grupos etários bastante mais sensíveis e menos resistentes a problemas de saúde do que os adultos ou os jovens.

  • A que cuidados médicos é possível recorrer no Hospital da Luz Lisboa nas situações que não se enquadram na atuação do Atendimento Médico Permanente?

    Perante a necessidade de um acompanhamento regular do estado de saúde, de realizar uma avaliação geral, quando se pretende ter um médico assistente e ainda nas situações de doença comuns, que não colocam a vida em risco nem a comprometem de alguma forma a longo prazo, as consultas das especialidades de Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, dependendo do escalão etário do paciente, são o local correto para começar. Com efeito, são os médicos destas especialidades os indicados para um acompanhamento abrangente, regular e a longo prazo do estado de saúde das pessoas, enquadrado numa filosofia de prevenção de problemas e de contribuição para uma vida saudável. São também os especialistas em Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna que devem aconselhar e decidir sobre a necessidade de referenciar os doentes para médicos de outras especialidades. Um médico assistente das especialidades de Pediatria, Medicina Geral e Familiar ou Medicina Interna é assim, também, o indicado para contacto no caso de problemas que não se enquadram nem necessitam da prestação do Atendimento Médico Permanente.

    De acordo com esta filosofia de prevenção e com a necessidade de uma abordagem global e continuada dos problemas de saúde em função das exigências e características de cada doente, reconhecida pelos profissionais de saúde e cada vez mais exigida por todos nós, o Hospital da Luz Lisboa aposta fortemente na prestação de cuidados médicos programados nas especialidades de Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna. Pretende-se, desta forma, que os médicos assistentes destas especialidades constituam o elo de ligação entre os doentes e os serviços médicos de que estes possam necessitar, simplifiquem o seu percurso hospitalar e sejam a referência de um atendimento médico personalizado e decisivo para o bem-estar das famílias.

    Estão disponíveis no Hospital da Luz Lisboa consultas de Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna todos os dias úteis, mediante marcação através do número 217 104 400, diretamente no hospital ou online.

  • Quem tem acesso ao Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa?

    Qualquer pessoa tem acesso ao Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz Lisboa. No entanto, este hospital é uma unidade de saúde privada, pelo que, quando o doente não for beneficiário de nenhum subsistema de saúde ou seguro de saúde com convenção com o hospital (ver Acordos e Convenções), todas as despesas serão pagas na totalidade.