Bloco Operatório

O Bloco Operatório do Hospital da Luz Lisboa dispõe de condições físicas e tecnológicas de excepção.

O Bloco Operatório inclui oito salas equipadas para todo o tipo de procedimentos, com zonas de indução anestésica individuais anexas. Em todas as salas do Bloco Operatório existe um sistema de iluminação inovador, que melhora substancialmente a visualização da área de intervenção e elimina o efeito de sombra.

As salas do Bloco Operatório estão também equipadas com sistemas de ar condicionado de fluxo laminar, que permitem reduzir de forma importante qualquer possibilidade de contaminação.

Destaca-se, ainda, em particular, o equipamento de vanguarda destinado especialmente à cirurgia minimamente invasiva - sala inteligente - e à neurocirurgia - sistema de neuronavegação. Ainda na área da cirurgia minimamente invasiva, o bloco operatório do Hospital da Luz Lisboa possui um sistema de cirurgia robótica Da Vinci Si HD, o primeiro instalado em Portugal.

Está disponível para todas as salas de Bloco Operatório ecografia intra-operatória, incluindo sondas especiais para utilização em cirurgia minimamente invasiva.Uma das salas do Bloco Operatório está equipada com tomografia computorizada (TAC) intra-operatória. O Bloco Operatório dispõe também de um espaço para realização de exames anatomopatológicos extemporâneos sempre que a situação o justifica. Para este efeito, estão disponíveis em permanência patologistas experientes.

Além destes recursos, o Bloco Operatório do Hospital da Luz Lisboa possui também o instrumental cirúrgico mais moderno necessário para todas as especialidades que ali prestam serviço. Conta ainda com o apoio de uma unidade de recobro pós-operatório com camas monitorizadas e de uma unidade dotada dos meios necessários para lavagem, secagem e esterilização de todo o material e equipamento cirúrgico.

As salas do Bloco Operatório estão também equipadas com um sistema de vídeo que permite gravar todas as intervenções, o que além de representar uma segurança para os doentes, constitui, tal como a possibilidade de ligação ao auditório, um recurso valioso em termos de formação.