Pneumologia

Clique em cada grupo e conheça os exames disponíveis.

  • Exames

    Ver Detalhe
    • Determinação de Óxido Nítrico no Ar Expirado

      Exame sem preparação.

      A determinação do óxido nítrico (NO) presente no ar expirado permite avaliar de uma forma não invasiva o grau de inflamação brônquica. É realizada com um analisador de quimioluminescência que através de uma simples manobra expiratória permite a quantificação do NO. Atualmente os valores de óxido nítrico no ar expirado estão padronizados, pelo que se torna possível, através desta determinação, aferir o controlo terapêutico, nomeadamente a necessidade de corticoterapia. 

      Saiba mais sobre o óxido nítrico expirado.

      Marcações Online
    • Endoscopia Respiratória (Broncoscopia)

      Preparação: 

      Este exame requer um período de jejum (sólidos e líquidos) de quatro horas e uma preparação específica que inclui medicamentos e/ou outros produtos. Todas as informações necessárias serão dadas na altura da marcação do exame.

      Atenção:

      O médico e/ou o enfermeiro devem ser avisados sobre a ocorrência de doenças, medicações em curso e alergias a medicamentos ou a alimentos.

       

       

      A endoscopia respiratória é um exame que permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões.

      Saiba mais sobre endoscopia respiratória.

      Marcações Online
    • Prova de Marcha de Seis Minutos

      Preparação:

      No dia da prova, o doente deve:

      • Usar vestuário confortável
      • Usar calçado confortável, preferencialmente específico para caminhadas
      • Usar as ajudas técnicas a que recorre habitualmente, como andarilho ou canadianas
      • Fazer uma refeição ligeira na manhã ou na tarde da prova
      • Evitar realizar exercício físico intenso nas duas horas anteriores à prova

      A prova de marcha de seis minutos é um das provas possíveis para obter uma avaliação objetiva da capacidade física funcional, sendo uma das mais simples dessas provas.

      A prova de marcha de seis minutos avalia a resposta global e integrada de todos os sistemas do organismo para realizar a atividade proposta, incluindo os sistemas respiratório, cardiovascular, a circulação sistémica e periférica, o sangue, as unidades neuromusculares e o metabolismo muscular.

      Saiba mais sobre a prova de marcha de seis minutos.

      Marcações Online
    • Provas de Função Respiratória

      Exame sem preparação.

      As Provas de Função Respiratória são exames que se destinam a avaliar a capacidade do sistema respiratório para realizar as suas funções fisiológicas normais. Individualmente, permitem dispor de diversas informações funcionais sobre as vias aéreas superiores ou inferiores, contribuindo para o diagnóstico de doenças respiratórias, de repercussões respiratórias de outras doenças ou para a avaliação da resposta a tratamentos.

      Saiba mais sobre Provas de Função Respiratória

      Marcações Online
    • Registo Poligráfico do Sono (Cardiorrespiratório) em Ambulatório

      Exame sem preparação.

      O Registo Poligráfico do Sono é um estudo que tem como finalidade conhecer a estrutura do sono de um doente e a ocorrência de alterações que possam interferir com o seu desenrolar normal. Para este efeito são registados diversos parâmetros fisiológicos durante o sono entre os quais, parâmetros respiratórios, cardíacos, neurológicos, a posição corporal e movimentos dos membros.

      Saiba mais sobre o Registo Poligráfico do Sono

      Marcações Online
    • Toracocentese, Drenagem Pleural e Biópsia da Pleura

      Preparação:

      Aconselha-se a presença de um acompanhante.

      O médico e/ou o enfermeiro devem ser avisados sobre a ocorrência de doenças, medicações em curso e alergias a medicamentos ou a alimentos.

      A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar uma drenagem pleural, ou seja, remover acumulações anormais de líquido ali presentes, bem como realizar biópsias da pleura, ou seja, obter amostras de tecido.

      Saiba mais sobre a toracocentese.

    • Teste de simulação de hipóxia em altitude

      O teste de simulação da hipoxia em altitude simula em laboratório, ao nível do mar, a hipoxia existente a 2438 metros de altitude, utilizando uma mistura gasosa contendo 15% de oxigénio. O exame realiza-se pedindo aos doentes que respirem essa mistura hipóxica durante cerca de 20 minutos, com monitorização contínua por oximetria de pulso. Este teste vai permitir determinar a necessidade ou não, de oxigénio suplementar durante o voo. Idealmente deve efetuar-se entre um a 14 dias antes da viagem aérea.

      Saiba mais sobre a teste de simulação da hipoxia

      Marcações Online
    • Prova de Esforço Cardiorrespiratória

      A prova de esforço cardiorrespiratória, ou ergometria, é uma prova de esforço máximo que permite o estudo simultâneo das respostas dos sistemas respiratório e cardiovascular a um esforço determinado. É um dos exames mais sensíveis para avaliar as causas de cansaço/intolerância ao esforço.

      Saiba mais sobre a prova de esforço cardiorrespiratória

      Marcações Online
Acordos e Convenções