Unidade de Cuidados Especiais Neonatais

 A Unidade de Cuidados Especiais Neonatais destina-se especialmente a recém-nascidos que necessitem de cuidados específicos, devido a parto prematuro ou a doença. Está localizada no piso 4 da torre A do edifício do Hospital.

A esta unidade, em funcionamento 24 horas por dia e 365 dias por ano, têm acesso bebés com menos de 28 dias de vida nascidos no Hospital da Luz Lisboa, nascidos noutras unidades de saúde e referenciados para esta unidade ou que recorram ao Atendimento Médico Permanente e necessitem de internamento nesta unidade.

A Unidade de Cuidados Especiais Neonatais do Hospital da Luz Lisboa possui recursos tecnológicos modernos, que permitem prestar todos os cuidados necessários a recém-nascidos prematuros ou gravemente doentes que careçam de intervenções médicas ou cirúrgicas.

Esta unidade possui cinco postos postos de cuidados intensivos e cinco postos de cuidados intermédios neonatais.

Na área de cuidados intensivos está disponível:

  • CPAP nasal (ventilação de pressão positiva contínua nas vias aéreas), que permite o suporte respiratório ao recém-nascido com dificuldade respiratória de forma não invasiva, diminuindo o seu esforço respiratório
  • Ventilador convencional com volume garantido, destinado a situações de maior gravidade, que permite ventilar o recém-nascido com parâmetros próximos dos valores fisiológicos, tendo em consideração o peso ao nascer simulando assim uma respiração normal
  • Ventilador de alta frequência, técnica de ventilação que utiliza frequências curtas e muitas rápidas

O equipamento da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais inclui ainda:

  • Bombas de infusão, para administração de fluidos de forma constante e precisa
  • Monitores cardiorespiratórios
  • Oximetria de pulso, para determinação da saturação do oxigénio no sangue
  • Aparelhos de fototerapia para tratamento de recém-nascidos com icterícia


Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais existe ainda uma sala reservada especificamente para amamentação e uma sala de enfermagem.

A Unidade de Cuidados Especiais Neonatais é da responsabilidade da Unidade de Neonatologia. É apoiada por uma equipa de Médicos Neonatologistas, Enfermeiros, Psicólogos, Terapeutas e outros profissionais de saúde com uma vasta experiência nesta área.

Além das regras gerais do Hospital da Luz Lisboa e da Maternidade, a Unidade de Cuidados Especiais Neonatais possui algumas normas específicas para as visitas, que visam o cumprimento de todas as exigências de assepsia e segurança e a manutenção das condições necessárias para que não ocorra qualquer perturbação dos bebés internados.