Unidade de Cuidados Intensivos

Unidade de Cuidados Intensivos

A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital da Luz Lisboa é a mais moderna unidade deste tipo existente em Portugal.

Além de condições físicas raras, incluindo a iluminação natural, a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Luz possui características tecnológicas ímpares. Todas as camas são servidas por monitores, ventiladores e sistemas de infusão e perfusão de última geração, com registo contínuo dos parâmetros monitorizados. Os sistemas de monitorização e de infusão e perfusão acompanham o doente nas suas deslocações entre a Unidade de Cuidados Intensivos e outras unidades do hospital (por exemplo, o bloco operatório), o que aumenta o seu conforto e a segurança durante o transporte.

A UCI possui 8 camas monitorizadas centralmente, todas em quarto individual e oferece condições únicas de segurança e privacidade aos doentes, bem como a possibilidade de disporem de acompanhamento familiar durante períodos prolongados. Nesta unidade um dos quartos permite manter doentes em isolamento e duas das camas estão equipadas para realização de hemodiálise.

A Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Luz Lisboa localiza-se no piso 1 do edifício do hospital. Dispõe de uma equipa médica, de enfermagem e auxiliar própria e permanente, com formação específica, e presta assistência 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Além das regras gerais do Hospital da Luz Lisboa, a Unidade de Cuidados Intensivos  possui algumas normas específicas para as visitas, que visam o cumprimento de todas as exigências de assépsia e segurança e a manutenção das condições necessárias para que não ocorra qualquer perturbação dos doentes internados.