Unidade Especial de Internamento

Para os doentes que não necessitam do nível de cuidados prestado na Unidade de Cuidados Intensivos, nomeadamente de sistemas de suporte de vida, mas cuja situação exige, por qualquer razão, um acompanhamento mais próximo e frequente do que o de uma unidade de internamento médico-cirúrgico, o Hospital da Luz Lisboa tem o serviço especializado das Unidades Especial de Internamento.

Esta unidade oferece aos doentes os cuidados médicos adaptados à sua situação, nas melhores condições de segurança e privacidade, e permite-lhes um acompanhamento familiar durante períodos prolongados do dia.

A Unidade Especial de Internamento de adultos está dividida por dois espaços físicos, um com quatro e o outro com sete camas, localizados no piso 3 da torre A do edifício do hospital. A Unidade Especial de Internamento para crianças e jovens localiza-se no piso 2 da mesma torre e tem quatro camas. As camas da Unidade Especial de Internamento dispõem de sistemas de monitorização dos sinais vitais e de ventilação portátil.

A Unidade Especial de Internamento é da responsabilidade da equipa de Medicina Interna e dispõe de um serviço de enfermagem e auxiliar próprio e permanente. A sua filosofia de atuação é essencialmente multidisciplinar e integrada com todas as especialidades e departamentos do Hospital da Luz Lisboa, centrando-se nas necessidades específicas de cada doente.

Além das regras gerais do Hospital da Luz Lisboa e da Maternidade, a Unidade de Especial de Internamento possui algumas normas específicas para as visitas, que visam o cumprimento de todas as exigências de assepsia e segurança e a manutenção das condições necessárias para que não ocorra qualquer perturbação dos doentes internados.