Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos

A Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos está localizada no piso 4 da torre B (HR) do edifício do hospital. Possui espaços físicos e recursos humanos próprios e especializados e é composta por 40 camas em quartos individuais e em quartos duplos, todos com instalação sanitária privativa.

Esta unidade dedica-se ao acompanhamento, tratamento e supervisão clínica de doentes com perda de autonomia e necessidade de reabilitação, ou que se encontrem em situações complexas de sofrimento associadas a doenças graves e/ou incuráveis e progressivas. Nestes contextos acontecem muitas vezes episódios agudos que a Equipa de Cuidados Continuados e Paliativos, enquadrando-as na situação de base do doente, trata e supervisiona.

As ações desenvolvidas pela Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos centram-se nas pessoas doentes e nas suas famílias e são delineadas especificamente para cada situação, através de uma abordagem integral e multidisciplinar dos problemas. Pretende-se, desta forma, garantir um apoio global aos doentes, proporcionando-lhes cuidados de saúde rigorosos e humanizados, que contribuam para o seu conforto, dignidade e qualidade de vida.

A Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos trabalha em estreita colaboração com todos os serviços do Hospital da Luz Lisboa, com particular destaque para as equipas de Oncologia, Neurologia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Unidade da Dor e Medicina Física e de Reabilitação nas suas diversas vertentes (p. ex. fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional).

Estas colaborações justificam-se pelo tipo de patologias que afetam com mais frequência os doentes que requerem os seus cuidados, nomeadamente doentes oncológicos, doentes com patologias neurológicas degenerativas (p. ex. doença de Alzheimer, doença de Parkinson), doentes com insuficiências orgânicas avançadas (p. ex. insuficiência cardíaca crónica, insuficiência renal), doentes com demências avançadas, doentes com sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVC), doentes pós-cirúrgicos, doentes pós-acidentes e doentes com sequelas de doenças neuromusculares (p. ex. esclerose lateral amiotrófica), fibrose quística e doenças reumatismais incapacitantes.

A Equipa da Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos presta ainda apoio a doentes internados noutros serviços do Hospital da Luz, é responsável por uma consulta externa e dedica-se à formação e investigação na sua área de intervenção.

A Equipa de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz Lisboa cumpre os critérios que a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos enumera nas suas recomendações para a prática dos Cuidados Paliativos, pelo que é reconhecida pela mesma.

A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz Lisboa foi distinguida como ESMO Designated Center of Excelence in Palliative Care and Oncology, pela European Society of Medical Oncology (2011 - 2013)

Coordenação da Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos:

Dra. Isabel Galriça Neto