Voltar

Banda gástrica ajustável

Banda Ga ́strica A banda gástrica ajustável é uma operação destinada ao tratamento da obesidade. Atua de forma restritiva, ou seja, esta operação limita a quantidade de alimentos que são ingeridos.

Nesta operação o estômago é dividido em duas partes (uma bolsa superior de capacidade reduzida e uma bolsa inferior de maior dimensão) através de uma banda ou anel ajustável, colocado um pouco abaixo da união do esófago com o estômago.

O estômago passa a ter a forma de ampulheta assimétrica, em que a parte de cima tem um volume muito reduzido (30-50 mL) em relação à parte de baixo. As duas bolsas comunicam entre si através de um canal, de maior ou menor calibre, regulado pelo ajustamento da banda. 

A redução da quantidade de alimento ingerida obtém-se por dois mecanismos:

  • Um mecanismo de obstrução: o reduzido volume da bolsa superior cria uma obstrução direta à ingestão de alimentos (sólidos);
  • Um mecanismo de indução da saciedade: o movimento de saída dos alimentos da bolsa superior é feito lentamente; isto obriga a uma ingestão lenta que permite que o tempo de instalação da sensação de saciedade – cerca de 20 a 30 minutos após o início da refeição – seja alcançado quando a quantidade de alimento ingerida é ainda pequena. Infelizmente, tem vindo a verificar-se que o funcionamento deste segundo mecanismo é raro, e que predomina o mecanismo de obstrução.

O dispositivo necessário para o ajustamento da banda é colocado sob a pele na parede abdominal. O ajustamento da banda realiza-se através da injeção de soro fisiológico neste dispositivo, uma vez que o calibre (diâmetro) da mesma varia em função da quantidade de soro fisiológico presente no seu interior.

Cerca de 30% dos doentes com uma banda gástrica ajustável conseguem atingir o seu peso normal e cerca de 80% perdem algum peso. Em média, a perda de peso conseguida é da ordem de 40% a 50% do excesso de peso inicial. A perda de peso é mais rápida durante o primeiro ano, diminuindo posteriormente.

As vantagens deste procedimento incluem:

  • Possibilidade de realização por via laparoscópica
  • Tecnicamente simples
  • Não altera a anatomia e fisiologia intestinais
  • Não implica qualquer ressecção gástrica, sendo assim reversível
  • Período de recuperação curto
  • Possibilidade de ajustar a banda em função das necessidades do paciente
  • Possibilidade de remover a banda, também através de laparoscopia