Carlos Palos, especialista do HBA, representa Portugal em Bruxelas

Carlos Palos representa Portugal em Bruxelas

Carlos Palos, o médico especialista que coordena o grupo de prevenção e controlo das infeções e resistência aos antibióticos no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e no Grupo Luz Saúde, foi escolhido pela Direção Geral de Saúde para representar Portugal no evento comemorativo do 10º aniversário do Dia Europeu dos Antibióticos, que decorreu esta semana em Bruxelas, Bélgica.

O evento foi organizado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), a agência da União Europeia para a área da saúde, em colaboração com a Comissão Europeia e reuniu representantes de todos os Estados-membros.

Durante o encontro, foi apresentado o relatório com os mais recentes dados sobre consumos e resistências aos antibióticos nos países europeus, tendo ainda sido discutida a necessidade de alertar os responsáveis políticos europeus para o problema numa perspetiva única, que integre a saúde humana, veterinária e ambiental. «One Health» deve passar a ser uma prioridade para todos, autoridades de saúde e decisores políticos, concluiu-se no evento. 

Carlos Palos integra, desde há quase dois anos, o Programa de Prevenção, Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos, da Direção Geral de Saúde, no Ministério da Saúde.

O Dia Europeu dos Antibióticos – que este ano se celebrou pela décima vez – é uma iniciativa do ECDC e acontece sempre na Semana Mundial dos Antibióticos, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ambas as datas têm por objetivo sensibilizar a população para uma utilização correta dos antibióticos – o que é uma responsabilidade de todos, desde os cidadãos aos profissionais de saúde envolvidos na sua prescrição e distribuição, a nível humano e animal –, contribuindo assim para a diminuição da resistência das bactérias a estes medicamentos. Se nada for feito entretanto, estima-se que em 2050 morram 10 milhões de pessoas em todo o mundo com infeções causadas por bactérias resistentes.

Os antibióticos são medicamentos destinados ao tratamento de infeções causadas por bactérias, não atuando sobre infeções causadas por vírus (como é o caso das constipações e da gripe).

 

Na foto: Carlos Palos (segundo à esquerda) com a diretora do ECDC, Andrea Ammon (a terceira à direita), as representantes da Polónia e Grécia e dois elementos da organização do evento