3ª ressonância magnética no Hospital da Luz

3ª ressonância magnética no Hospital da Luz

O Centro de Imagiologia do Hospital da Luz está a instalar mais um equipamento de ressonância magnética, o terceiro nesta unidade, com início de atividade previsto para Fevereiro de 2012. Este centro passa assim a ser o primeiro em Portugal com três equipamentos de ressonância magnética.

O objetivo de mais este investimento é responder eficazmente à procura crescente de exames de ressonância magnética, bem como dotar o Centro de Imagiologia do Hospital da Luz de capacidade e disponibilidade para integrar projetos de investigação, nomeadamente na área das neurociências e de estudos cardíacos por ressonância magnética.

O novo equipamento é um MAGNETOM Aera, de 1.5 Tesla, uma máquina de última geração desenvolvida pela Siemens. Em termos de especificações técnicas, o equipamento dispõe de um túnel mais curto e mais largo (70 cm), ideal para minimizar condicionantes de claustrofobia e maximizar o conforto do cliente, e da mais recente tecnologia ao nível de software - Dot Engine - que permite um alinhamento inteligente e automático das sequências, de acordo com a posição estrutural a estudar, e reduz em cerca de 30% o tempo de realização do exame, com o mesma qualidade de diagnóstico.