Centro de Ritmo Cardíaco do Hospital da Luz coloca pacemaker mais pequeno do mundo

Centro de Ritmo Cardíaco do Hospital da Luz coloca pacemaker mais pequeno do mundo

O Hospital da Luz tornou-se o primeiro hospital privado português a implantar o pacemaker mais pequeno do mundo, a cápsula cardíaca Micra, que pode substituir, em indicações específicas, o pacemaker tradicional.

O procedimento foi realizado a 30 de setembro no Centro de Ritmo Cardíaco do Hospital da Luz, tendo o dispositivo de estimulação ventricular sido colocado num doente para tratamento de bradicardia, uma perturbação do ritmo cardíaco caraterizada por um batimento lento.

Ao contrário do pacemaker convencional, o novo dispositivo mede somente 2,5 cm e é implantado diretamente no coração através de um procedimento minimamente invasivo (cateter inserido na veia femoral), não sendo necessária incisão cirúrgica no peito.

A cápsula cardíaca Micra é segura às paredes do coração através de pequenos ganchos, podendo ser reposicionada, caso seja necessário. O mini dispositivo fornece impulsos elétricos que estimulam o coração.

Apesar do seu tamanho reduzido, a cápsula tem uma bateria que dura, em média, 10 anos e permite o acesso aos meios complementares de diagnóstico mais avançados, uma vez que é compatível com ressonância magnética.

undefined

Fotografia cedida pela Medtronic