Departamento de psiquiatria do Hospital da Luz tem novo especialista em psicogeriatria

Departamento de psiquiatria do Hospital da Luz tem novo especialista em psicogeriatria

A equipa de psiquiatria do Hospital da Luz vai ser reforçada com um novo especialista. Pedro Silva Carvalho é médico psiquiatra com diferenciação na área da psicogeriatria e vai passar a colaborar com o Hospital da Luz a partir de 23 de fevereiro, reforçando assim a qualidade e a diversificação da oferta do Hospital nesta área.

A psicogeriatria - ou psiquiatria dedicada à patologia psiquiátrica da terceira idade - constitui uma área de diferenciação dentro da psiquiatria geral, que presta especial atenção às especificidades do doente idoso. O psicogeriatra tem experiência em lidar com as diversas patologias do foro psiquiátrico que predominam nos idosos, que são frequentemente doentes polimedicados e, muitas vezes, apresentam défices cognitivos ou demência.

A psicogeriatria trata a depressão e outras perturbações do humor do idoso, os problemas relacionados com o fim da vida, os aspetos comportamentais associados aos défices cognitivos e demências, entre outras patologias psiquiátricas da terceira idade, de forma a cuidar com segurança e qualidade da mente daqueles que serão tendencialmente uma proporção cada vez maior e mais importante da população nos países desenvolvidos.

A verdade é que Portugal tem já mais de dois milhões de pessoas com mais de 65 anos, um resultado do aumento da esperança de vida e da melhoria das condições de saúde no nosso país. É por esse motivo que a medicina deve continuamente procurar a diferenciação para conseguir oferecer as soluções de saúde mais adequadas e adaptadas a esta população. O Hospital da Luz, prosseguindo a sua missão de servir os seus clientes de acordo com as melhores e mais modernas práticas da medicina, passa assim a poder dar mais esta resposta na área da psiquiatria.

Pedro Silva Carvalho inicia o seu trabalho no Hospital da Luz a 23 de fevereiro, com um período de consultas de psiquiatria todas as segundas-feiras, de 15 em 15 dias.