DGS anuncia Plano de Contingência contra o frio

A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou que, a partir de 1 de novembro e até final de março, estará em execução o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas.
Este Plano tem orientações que permitem preparar e adequar a resposta dos serviços de saúde e dos cidadãos perante a perspetiva de ocorrerem condições meteorológicas adversas de frio extremo ou um aumento da incidência de infeções respiratórias.
Assim, inclui informação e medidas para os cidadãos e para os profissionais sobre prevenção, contenção e controlo das consequências do frio, com o objetivo de minimizar a incidência das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco em particular, como crianças, idosos e doentes crónicos.
O outono e o inverno são as épocas em que se verificam com mais frequência temperaturas baixas e em que há um aumento da incidência das infeções respiratórias na população, nomeadamente devidas à epidemia sazonal da gripe.
Proteja-se do frio
Entre as recomendações da DGS para a proteção contra o frio, destacam-se as seguintes:
- Use várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente;
- Proteja as extremidades do corpo (use luvas, gorro, meias quentes e cachecol);
- Ingira bebidas e alimentos quentes;
- Verifique a manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de os utilizar;
- Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde;
- Não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores;
- Antes de se deitar ou sair de casa certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações;
- E tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras.