Dia Internacional do Idoso da ONU

Dia Internacional do Idoso da ONU

Assinala-se no dia 1 de outubro o Dia Internacional do Idoso da Organização das Nações Unidas (ONU), com uma referência especial, em 2013, à prevenção de quedas nos idosos.

As quedas são a causa principal de lesões nos idosos. Estima-se que cerca de um terço das pessoas com 65 ou mais anos de idade e metade das pessoas com 80 ou mais anos de idade sofram uma queda pelo menos todos os anos. No entanto, as quedas não fazem parte do processo de envelhecimento e é possível tomar diversas medidas que ajudam a preveni-las. Por exemplo, a diminuição do sedentarismo e a prática diária de atividade física moderada, adaptada a cada situação, podem contribuir para prevenir quedas e ter uma vida mais saudável.

O Hospital da Luz está envolvido na iniciativa europeia European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (EIP-AHA), Action on Falls Prevention, lançada em 2012, com os objetivos globais de identificar e implementar as melhores práticas para a prevenção das quedas, de apoiar a introdução de programas operacionais de identificação precoce e minimização de risco de quedas e de acompanhamento clínico adequado das pessoas que sofrem quedas e, ainda, de divulgar medidas que ajudem a prevenir as quedas nos idosos.

Com as suas ações, a EIP-AHA espera, até 2020, aumentar em dois anos, em média, o tempo de vida saudável dos cidadãos.

A ação da EIP-AHA sobre prevenção de quedas envolve mais de 70 organizações da União Europeia, incluindo universidades, instituições de investigação, autoridades públicas, profissionais de saúde, indústria e organizações não-governamentais que representam os cidadãos em geral, os idosos, os doentes, entre outros grupos.

Foram desenvolvidas duas redes, financiadas pela Comissão Europeia, para apoiar a ação da EIP-AHA sobre a prevenção de quedas nos idosos.

  • ProFouND: The Prevention of Falls Network for Dissemination www.profound.eu.com 
  • E-NO FALLS: European Network for Fall Prevention, Intervention & Security www.e-nofalls.eu 

Para mais informações contacte o Hospital da Luz através do endereço eletrónico prevencao.quedas@hospitaldaluz.pt

Consulte o site da Organização Mundial de Saúde em www.who.int/en/