Enfermeiros da ESS presentes na Mostra sobre Cuidados Materno-Infantis

Enfermeiros da ESS presentes na Mostra sobre Cuidados Materno-Infantis

Os enfermeiros especialistas em saúde materno-infantil do Hospital da Luz e do Hospital Beatriz Ângelo participaram na Mostra de Cuidados de Saúde Materno-Infantil, organizada pela Ordem dos Enfermeiros para assinalar o Dia Internacional desta especialidade.

Nesta Mostra, realizada em Lisboa no passado dia 5 de maio, os enfermeiros das duas unidades hospitalares da Espírito Santo Saúde deram a conhecer os serviços onde trabalham, dando destaque à experiência de cada um deles na assistência pré-natal às futuras mães e bebés, no trabalho de parto e no período pós-parto.

Os cursos de preparação para o nascimento e de recuperação pós-parto e os projetos da maternidade com qualidade e da bola de nascimento, entre outros, foram algumas das experiências apresentadas pelos enfermeiros do Hospital da Luz e desenvolvidas com sucesso na maternidade da maior unidade privada da Espírito Santo Saúde.

Por seu lado, o grupo do Hospital Beatriz Ângelo, o hospital público gerido pela ESS em Loures, deu a conhecer, entre outros projetos, o trabalho desenvolvido no âmbito das novas tendências para a indução do parto, com recurso à musicoterapia, à aromoterapia e à cromoterapia.

Esta Mostra teve como objetivo dar a conhecer à população em geral o trabalho dos enfermeiros especialistas em saúde materno-infantil, envolver os cidadãos nas atividades ali apresentadas e, em simultâneo, fazer educação para a saúde, dando informações e sensibilizando todos os que a visitaram para as várias questões relacionadas com a gravidez, o parto e o período pós-parto e a prestação de cuidados de saúde à mulher e ao recém-nascido. Isto sem esquecer a promoção de estilos de vida saudável durante a gravidez e o pós-parto.

A iniciativa da Ordem dos Enfermeiros teve uma adesão significativa, nomeadamente, por parte das instituições hospitalares com maternidades e dos centros de saúde da área da grande Lisboa, tendo estado presentes nesta Mostra quase duas dezenas de organizações de saúde.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros, o Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Saúde Materno-Infantil, comemorado todos os anos a 5 de maio, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1991, para salientar a importância do trabalho destes profissionais em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres e aos récem-nascidos.