Estudos de casos do Hospital da Luz premiados

Estudos de casos do Hospital da Luz premiados

Dois estudos de casos de doentes com cancro digestivo seguidos no Hospital da Luz Lisboa e no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) foram premiados no 13.º Congresso Nacional do Cancro Digestivo, que decorreu a 13 e 14 de outubro, em Albufeira.

‘Quimioterapia preoperativa para carcinoma do pâncreas localmente avançado’, de João Pedro Moreira Pinto, interno do 3.º ano de oncologia médica no HBA, foi classificado como o melhor trabalho na área de cancro do pâncreas. A comunicação de Pedro Simões, médico interno do 1.º ano de oncologia médica no HBA, sobre ‘Cancro gástrico positivo para HER2’, foi considerada a segunda melhor entre as apresentadas ao congresso. Em ambos os casos, os trabalhos basearam-se em casos de doentes seguidos no Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa e no Departamento de Oncologia do HBA, dirigidos por José Luís Passos Coelho.

O congresso nacional do cancro digestivo é organizado anualmente pelo Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD), que se dedica à investigação nesta área, bem como à sensibilização da população com informação sobre este tipo de tumores. As novas abordagens terapêuticas no cancro gástrico, tumores neuroendócrinos, cancro colorretal e cancro do cólon, além da imunoterapia nos tumores do aparelho digestivo, foram alguns dos temas em debate neste congresso.