Ginecologista do Hospital da Luz Lisboa realiza cirurgia ao vivo em congresso internacional

Ginecologista do Hospital da Luz Lisboa realiza cirurgia ao vivo em congresso internacional

Filipa Osório, ginecologista do Hospital da Luz Lisboa esteve entre os convidados que realizaram cirurgias transmitidas ao vivo para o congresso anual da European Society of Human Reproduction and Embriology, que se realizou nos dias 3 a 6 de julho, em Helsínquia, na Finlândia. A transmissão foi feita a partir do bloco operatório do Hospital Natecia em Lyon, França. As transmissões realizadas a partir deste hospital francês contaram ainda com a participação do cirurgião francês Antoines Watrelot e do cirurgião belga Rudi Campo. 

A ginecologista do Hospital da Luz Lisboa realizou duas intervenções, a primeira numa doente de 34 anos com uma endometriose profunda. A segunda cirurgia foi uma remoção de um mioma uterino com cerca de 6 cm, por via laparoscópica, numa doente de 36 anos.

Filipa Osório é especialista em Ginecologia-Obstetrícia desde 2009, dedicando-se particularmente a cirurgia minimamente invasiva ginecológica (laparoscopia e histeroscopia) em áreas como a endometriose, miomas, reconstrução do pavimento pélvico, patologia endometrial e cirurgia da infertilidade. Realizou já diversas cirurgias transmitidas ao vivo a partir do Hospital da Luz Lisboa, nomeadamente casos de cirurgia da endometriose profunda, para o First Annual Middle East Society for Gynecologic Endoscopy (MESGE) Congress / Turkish Society of Gynecologic Endoscopy (TSGE) realizado em Antalya em 2013, para o 42th Global Congress on Minimally Invasive Gynecology realizado em Washington em 2013, para o 2nd Annual Middle East Society for Gynecologic Endoscopy (MESGE) / International Society for Gynecological Endoscopy realizado no Dubai em 2014 e para o 3rd Annual Middle East Society for Gynecological Endoscopy (MESGE) Congress realizado em Antalya em 2015.