HBA dá formação a outros hospitais no programa ERAS

HBA dá formação a outros hospitais no programa ERAS

O Hospital Beatriz Ângelo (HBA), o único no país que está certificado internacionalmente como Centro de Excelência do programa ERAS, vai dar formação nesta área a outros hospitais portugueses. O ERAS (Enhanced Recovery After Surgery) é um programa clínico inovador implementado em alguns dos melhores hospitais da Europa e dos Estados Unidos, reunindo as melhores práticas de cuidados de saúde a prestar aos doentes sujeitos a cirurgia.

A primeira formação do HBA em Programa de Implementação ERAS terá início em outubro próximo, com a participação de profissionais do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e do Hospital da Luz Lisboa. Dividida em quatro módulos, a formação vai decorrer ao longo de oito meses e o HBA contará com o apoio do Hospital da Luz Learning Health (empresa do Grupo Luz Saúde dedicada à investigação, formação e inovação) e da Encare (empresa ligada à ERAS Society).

O HBA foi o primeiro hospital em Portugal a associar-se ao programa ERAS – entre maio e dezembro de 2016 –, implementando-o nas cirurgias do cólon e reto. Mediante uma intervenção multidisciplinar, é feita uma preparação exaustiva dos doentes antes da cirurgia e padronizam-se os cuidados intra e pós-operatórios. O objetivo é uma melhor e mais rápida recuperação do doente, reduzindo, ao mesmo tempo, as complicações pós-operatórias e os riscos associados a um internamento prolongado.