Hospital da Luz ganha Prémio Valmor de Arquitectura

Hospital da Luz ganha Prémio Valmor de Arquitectura

O Hospital da Luz, a principal unidade hospitalar da Espírito Santo Saúde, venceu o Prémio Valmor 2007, um dos mais prestigiados prémios nacionais de arquitectura.

O prémio, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa a partir de uma selecção feita por um conjunto de personalidades ligadas às artes, foi recebido por Manuel Salgado, arquitecto responsável pelo projecto do Hospital - feito a partir de um programa funcional desenvolvido pelo catalão Albert Pineda.

O Hospital da Luz é hoje a mais moderna unidade de saúde privada do país, aliando a medicina de excelência e a inovação tecnológica a uma arquitectura ímpar, que facilita a integração de novas tecnologias e garante a segurança, conforto e plena privacidade dos doentes.

O edifício é, ele próprio, um exemplo de inovação tecnológica, como descreve o próprio arquitecto Manuel Salgado, por ter sido construído sobre um sistema de apoios elásticos em borracha, de modo a permitir que resista a qualquer tremor de terra. O Hospital da Luz é, por isso, um dos locais mais seguros de Lisboa, em caso de sismo na capital.

Este Prémio é atribuído desde o início do século XX, tendo distinguido os mais notáveis arquitectos portugueses que construíram na cidade de Lisboa. Manuel Salgado, aliás, recebeu, com o Hospital da Luz, o segundo Prémio Valmor da sua carreira.

Depois de uma interrupção de alguns anos, a Câmara Municipal de Lisboa retoma agora os Valmor de arquitectura, tendo decidido atribuir este ano os Prémios de 2007, 2008 e 2009. Ao lado do Hospital da Luz, serão assim distinguidas a Estação de Metro do Cais Sodré (2007), da autoria de Teotónio Pereira e Pedro Botelho, e a Estação de Metro do Terreiro do Paço (2009), um projeto do arquitecto Artur Rosa. Esta é a primeira vez que o júri dos Prémios Valmor distingue projectos arquitectónicos de estações do Metropolitano de Lisboa.

Para ver a reportagem sobre os prémios Valmor 2007 a 2009 no programa Espaços & Casas clique aqui. O Hospital da Luz agradece à SIC Notícias e à Go-To a cedência de utilização deste link e do seu conteúdo.