Médica do Hospital da Luz em programas da TVI

Medica do Hospital da Luz em programas da TVI

Filipa Osório, médica ginecologista do Hospital da Luz Lisboa, participou no passado dia 23 de outubro no programa da TVI ‘A tarde é sua’, apresentado por Fátima Lopes, em que explicou o que é a endometriose, como é que esta doença se manifesta e quais são as terapêuticas possíveis.

A endometriose é uma doença crónica em que se desenvolve tecido semelhante ao do revestimento do útero (endométrio), em localização variável fora deste órgão, formando massas de características benignas, com maior ou menor extensão. Nas várias localizações extrauterinas, esse tecido sofre transformações semelhantes às que ocorrem no útero durante o ciclo menstrual, que se traduzem, mais frequentemente, em dor e infertilidade.

Segundo Filipa Osório – que é especialista em cirurgia minimamente invasiva em doentes com endometriose, miomas uterinos e patologia benigna –, ainda não está estabelecida qual é a origem da endometriose, que se estima afetar uma em cada seis mulheres. A conclusão mais consensual na comunidade médica é a de que estará relacionada com uma falha no sistema imunitário, sendo as suas manifestações desencadeadas por fatores externos (como o stresse, por exemplo).

«A terapêutica hormonal consegue ‘adormecer’ a doença de alguma maneira», referiu a médica ginecologista, lembrando que «apenas um terço das mulheres com endometriose é que pode ter problemas em engravidar». E «só determinados casos é que têm indicação cirúrgica, ou seja, não é pelo facto de se ter endometriose que a mulher tem de ser operada», acrescentou.

No Dia Mundial da Menopausa, a 18 de outubro, Filipa Osório já tinha participado no ‘Diário da Manhã’, programa de informação da TVI24, em que explicou como é esse período da vida da mulher, os sintomas e as terapêuticas adequadas.

Veja a intervenção de Filipa Osório no programa ‘A tarde é sua’

Veja a participação de Filipa Osório no ‘Diário da Manhã’