Médica do Hospital da Luz realiza cirurgia ao vivo em congresso internacional

Médica do Hospital da Luz realiza cirurgia ao vivo em congresso internacional

Filipa Osório, ginecologista do Hospital da Luz foi convidada para realizar uma cirurgia ao vivo no 24th Congress of the European Society for Gyneacological Endoscopy, realizado entre 7 e 10 de outubro em Budapeste. A transmissão foi feita a partir do bloco operatório do  Szent Imre Teaching Hospital, na mesma cidade.

A operação realizada por Filipa Osório foi uma sacrocolpopexia por via laparoscópica com tecnologia de visão tridimensional (3D), numa doente com 71 anos de idade, já com múltiplas cirurgias anteriores. A possibilidade de utilização de visão tridimensional (3D) em laparoscopia é um dos avanços significativos nesta área. Melhora consideravelmente a perceção de espaço e profundidade, tendo um impacto importante na precisão dos gestos cirúrgicos. Assim, pode representar um recurso valioso nas intervenções mais complexas realizadas por laparoscopia.

Filipa Osório é especialista em Ginecologia-Obstetrícia desde 2009, dedicando-se particularmente a cirurgia minimamente invasiva ginecológica (laparoscopia e histeroscopia) em áreas como a endometriose, miomas,  reconstrução do pavimento pélvico, patologia endometrial e cirurgia da infertilidade. Realizou já diversas cirurgias transmitidas ao vivo a partir do Hospital da Luz, nomeadamente casos de cirurgia da endometriose profunda para o First Annual Middle East Society for Gynecologic Endoscopy (MESGE) Congress / Turkish Society of Gynecologic Endoscopy (TSGE) realizado em Antalya em 2013, para o 42th Global Congress on Minimally Invasive Gynecology realizado em Washington em 2013 e para o 2nd Annual Middle East Society for Gynecologic Endoscopy (MESGE) / International Society for Gynecological Endoscopy realizado no Dubai em 2014 e para o 3rd Annual Middle East Society for Gynecological Endoscopy (MESGE) congress in conjunction with Turkish Society of Gynecologic Endoscopy (TSGE) realizado em Antalya em 2015.