Médico português dirige reunião em Lisboa com especialistas mundiais em doenças respiratórias

Médico português dirige reunião em Lisboa com especialistas mundiais em doenças respiratórias

A próxima Assembleia Mundial da GARD – a Aliança da Organização Mundial de Saúde para as Doenças Respiratórias – realiza-se em Lisboa, nos dias 3 e 4 de julho próximo, e terá como presidente o coordenador do Departamento de Imunoalergologia do Hospital da Luz, Rosado Pinto.

O médico alergologista Rosado Pinto é coordenador em Portugal da GARD  – um grupo de trabalho voluntário, criado pela Organização Mundial de Saúde, com sede em Geneve, Suiça, que reúne organizações nacionais e internacionais, instituições de saúde e agências empenhadas em melhorar a saúde pulmonar a nível mundial. Esta aliança mundial começou a trabalhar em março de 2006, na China.

Rosado Pinto receberá, assim, em Lisboa, representantes de todo o mundo destas organizações, que durante dois dias definirão as grandes linhas estratégicas de prevenção, tratamento e combate às doenças respiratórias.

O médico do Hospital da Luz está desde há muito envolvido nesta área, tanto a nível nacional como internacional. É consultor da Direção Geral da Saúde para a área das doenças respiratórias desde 2008 e foi, até 2012, secretário-geral do ‘board’ de alergologia da Union Européenne des Médecins Spécialistes, em Bruxelas, sendo ainda o representante português desta organização.