Perfusão Isolada de Membro no Hospital da Luz

Perfusão Isolada de Membro no Hospital da Luz

O Hospital da Luz realizou pela primeira vez, no passado dia 28 de novembro, uma perfusão isolada de membro de quimioterapia (PIM). Esta intervenção, que foi realizada no bloco operatório do Hospital da Luz, teve como objetivo salvar um membro de uma doente jovem com um fibrossarcoma multirrecidivado e irressecável da fossa popliteia esquerda, que tinha indicação prévia para amputação.

A Perfusão Isolada de Membro decorreu sem complicações, tendo o procedimento durado quatro horas e 20 minutos. A doente teve alta ao quinto dia de internamento, sem complicações.

A equipa cirúrgica que participou nesta operação foi coordenada por Vitor Farricha, cirurgião geral que se dedica essencialmente à cirurgia de melanomas, sarcomas e cirurgia mamária, e envolveu também os médicos Rui Casaca e Rodrigo Oom (Cirurgia Geral), Nuno Rodrigues (Anestesiologia), Cristina Lowenthal e Vanessa Sousa (Medicina Molecular) além de enfermeiros e técnicos do bloco operatório e elementos do Departamento de Medicina Molecular e dos Serviços Farmacêuticos do Hospital da Luz.