Responsável de Centro de Gestão do Hospital da Luz doutorado pela Faculdade de Medicina

Responsável de Centro de Gestão do Hospital da Luz  doutorado pela Faculdade de Medicina

Pedro Geraldes, responsável por um dos centros de gestão do Hospital da Luz, prestou provas de doutoramento em ciências biomédicas no dia 13 de julho, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tendo sido aprovado com distinção.

A dissertação apresentada, intitulada "Immunoglobulin, somatic hypermutation and the survival of B cells" teve como objetivo identificar mecanismos de sobrevivência das células B durante o processo de resposta a antigénios. 

José Melo Cristino, Professor Catedrático e Vice-Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina presidiu ao júri das provas de doutoramento, do qual fizeram também parte Marília Isabel Ribeiro Cascalho, professora associada da Universidade de Michigan e orientadora; Manuel Rua Vilanova, professor associado do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto; António Pereira de Castro, professor associado da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho; Luís da Silva Graça, João Augusto Ferreira e Ana Cristina Espada de Sousa, professores associados da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. 

Os resultados apresentados por Pedro Geraldes na sua dissertação de doutoramento deram também origem a duas publicações.

  • Geraldes P, Rebrovich M, Herrmann K, Wong J, Jäck HM, Wabl M, Cascalho M. Ig heavy chain promotes mature B cell survival in the absence of light chain. J Immunol 2007;179(3):1659-68.
  • Wu X, Geraldes P, Platt JL, Cascalho M. The double-edged sword of activation-induced cytidine deaminase. J Immunol 2005;174(2):934-41.

Após a licenciatura em Biologia Microbiana e Genética, concluída em 2001, Pedro Geraldes dedicou-se à investigação científica na área de imunologia. Depois de uma passagem pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, iniciou o seu doutoramento na Transplantation Biology Unit da Mayo Clinic nos EUA, agora concluído com a defesa da dissertação na Faculdade de Medicina de Lisboa. A partir de 2008 dedicou-se à área da gestão, com um interesse particular pela área da saúde, e concluiu o Lisbon MBA em 2009. Integrou a Luz Saúde em 2011 para fazer parte da equipa do Hospital Beatriz Ângelo e, em 2014, foi convidado a integrar a equipa do Hospital da Luz.