Acupuntura médica

Acupuntura medica

A acupuntura é uma técnica terapêutica milenar, desenvolvida na China há mais de 3000 anos. Foi, desde cedo, um alvo de interesse para o ocidente, mas só começou a ganhar credibilidade nos últimos 30 anos, graças ao número crescente de pesquisas e trabalhos científicos sobre os seus mecanismos de ação. 

Contrariamente à acupuntura tradicional, que visa a avaliação e opera o fluxo de diferentes tipos de energia vital, a abordagem do doente na acupuntura médica orienta-se por uma perspetiva científica, estando assim aprovada pela Organização Mundial de Saúde como um tratamento complementar para a dor. 

A acupuntura médica é uma técnica que consiste na aplicação de agulhas muito finas e descartáveis em determinados locais do organismo, visando a estimulação neurológica de recetores específicos e tendo como objetivo principal o alívio da dor. A acupuntura médica é uma técnica indolor e praticamente sem riscos ou efeitos secundários associados. Para se obterem resultados são necessárias, em média, entre duas a cinco sessões, com uma duração aproximada de 30 minutos cada uma.

Esta técnica tem uma eficácia conhecida nas seguintes patologias:

  • Cefaleias, enxaquecas
  • Dores na coluna: cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, lombociatalgia
  • Dores nos ombros, cotovelos, ancas, joelhos, calcanhares
  • Tendinites, tendinopatias, contraturas musculares, artroses, sequelas de traumatismo e/ou entorse, estado pós-cirúrgico, síndrome do túnel cárpico