Isabel Vaz recebe prémio como melhor gestora do ano

Isabel Vaz recebe prémio como melhor gestora do ano

O Jornal de Negócios e a consultora PwC (PricewaterhouseCoopers) atribuíram o prémio Excellens Oeconomia «Personalidade 2015» à presidente da Comissão Executiva da Luz Saúde, Isabel Vaz, pela sua ação enquanto gestora e líder da Luz Saúde.

Segundo divulgou o Jornal de Negócios, o prémio «Personalidade 2015» tem como objetivo distinguir quem, pela sua ação, «tem o arrojo e a audácia de navegar contra o vento e seja capaz de fazer face aos maiores desafios que se lhe colocam, contribuindo para o progresso económico e Portugal».

Isabel Vaz gere a Luz Saúde (ex-Espírito Santo Saúde) desde a sua formação, há 15 anos, que tem hoje mais de nove mil colaboradores em 18 unidades de saúde, entre elas o maior hospital privado do país (o Hospital da Luz, em Lisboa), e um hospital público (o Beatriz Ângelo, em Loures), gerido em parceria público-privada.

Só em 2014, a gestora liderou, com sucesso, os complexos processos de entrada em bolsa e de venda da empresa através de uma OPA – isto enquanto o Grupo Espírito Santo, de que a empresa fazia parte, atravessava uma crise sem precedentes. A OPA à Luz Saúde foi, aliás, a mais concorrida de sempre na história do mercado de capitais nacional, com empresas nacionais e estrangeiras a concorreram pela compra da empresa liderada por Isabel Vaz.

O prémio Excellens Oeconomia distinguiu ainda a Portocel Soporcel como empresa do ano, pela sua «visão de longo prazo, sustentabilidade económico-financeira, capacidade para a mudança, inovação e visão global», revela ainda o Jornal de Negócios.

O júri destes prémios é composto por Alberto Castro, António Brochado Correia, António Lobo Xavier, António Sousa, Fátima Barros, Helena Garrido, João lobo Antunes, João Salgueiro, José Manuel Fernandes, Luís Amado, Madalena Cascais Tomé, Miguel Setas, Pedro Rebelo Sousa e Ricardo Reis.