Voltar

Dor ciática

A dor ciática é uma dor num membro inferior, habitualmente com origem na região da coluna lombar, que pode estender-se até ao pé. Normalmente é acompanhada de dormência, formigueiro ou alterações da sensibilidade, sendo por vezes descrita como um choque elétrico. A dor pode ter intensidade variável, habitualmente agrava com a marcha, com a posição de pé e com a tosse ou os espirros.

A dor ciática não é uma entidade patológica ou doença, mas sim, na grande maioria dos casos, uma manifestação clínica de uma patologia da coluna lombar. As situações clínicas que mais frequentemente causam dor ciática são a hérnia discal lombar, o canal lombar estenótico e a espondilolistese degenerativa. Menos frequentemente pode surgir associada a traumatismos, infeções e tumores da coluna vertebral.

É frequente que as crises de dor ciática sejam ultrapassadas pelo repouso e tratamento conservador, mas sempre que surjam sintomas mais graves, como a dor incapacitante persistente, falta de força no membro ou alterações do controlo do esfíncter vesical ou anal, o doente deve recorrer à consulta de um especialista em coluna vertebral.