Ortopedista do British Hospital na equipa campeã da Europa de Futsal

Ortopedista British Hospital equipa Europa Futsal

Rodrigo Moreira, ortopedista do British Hospital Torres de Lisboa, unidade do Grupo Luz Saúde, é o médico da seleção de Portugal de Futsal que, no passado dia 10, conquistou pela primeira vez o título de campeã da Europa, em Ljubljana (Eslovénia). 

Este foi o terceiro campeonato da Europa de Futsal em que o especialista participou. «Os resultados superaram as nossas expectativas», diz Rodrigo Moreira, ele próprio antigo praticante e treinador da modalidade. Trabalha para a Federação Portuguesa de Futebol desde 2011, tendo começado por dar assistência clínica às seleções de futebol das camadas jovens (dos sub 15 aos sub 21). Em 2013, passou a dedicar-se à equipa A de Futsal (que acompanhou também no Campeonato do Mundo de 2016, em que Portugal ficou em 4.º lugar).

A assistência prestada por Rodrigo Moreira incide sobretudo nas fases anterior e posterior aos jogos, mas neste campeonato europeu da Eslovénia «o trabalho foi sobretudo na final», como recorda, numa referência às lesões dos jogadores Bruno Coelho e Ricardinho. E se o melhor jogador do mundo de Futsal foi mesmo obrigado a aguardar no banco pelo fim do jogo, já Bruno Coelho, assistido pelo médico aos 12 minutos, ainda conseguiu voltar e marcou os dois golos decisivos (o segundo, que empatou o jogo a duas bolas e obrigou a prolongamento, e o terceiro, que ditou a vitória contra a Espanha). O próximo objetivo é o Campeonato do Mundo, em 2020.

Rodrigo Moreira é médico ortopedista do British Hospital Torres de Lisboa desde 2015, sendo especialista em joelho e tornozelo.

Na foto em cima, Rodrigo Moreira (à direita) e o enfermeiro António Fonseca quando assistiram Ricardinho.