‘Portugal está ao nível dos melhores países no tratamento do cancro’

Portugal nível melhores tratamento cancro

Sónia Rego, médica oncologista do Hospital da Luz Arrábida e do Hospital da Luz Clínica do Porto, participou no programa ‘Consultório’ do Porto Canal, emitido a 11 de junho, tendo explicado os avanços no tratamento do cancro que foram apresentados durante o último congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla inglesa).

O encontro anual da ASCO, um congresso de referência a nível mundial, decorreu entre 1 e 5 de junho, em Chicago, com mais de 45.000 participantes oriundos de 150 países. «Pudemos confirmar que Portugal está bem posicionado em termos de acesso dos seus doentes oncológicos aos melhores tratamentos existentes nesta área. Estamos ao nível dos países considerados de referência», salientou Sónia Rego. «Verificou-se igualmente que há cada vez mais tratamentos especificamente direcionados para cada tipo de tumor e, com isso, temos melhores resultados e melhor qualidade de vida para o doente», acrescentou.

Os estudos mais importantes apresentados nesta edição do congresso dizem respeito ao cancro do pulmão e ao cancro do pâncreas, como salientou a média oncologista. Em relação a este último, por exemplo, foi apresentado «um estudo robusto» que promete mudar a respetiva terapêutica, baseando-se na realização de quimioterapia um pouco mais agressiva do que aquela que é feita atualmente. Durante o congresso, também foram apresentados novidades no tratamento do cancro da mama e da próstata. «Em termos globais, podemos transmitir uma mensagem de otimismo em relação aos avanços nos tratamentos para os mais diversos tipos de cancro. Apesar de ainda estarmos longe do caminho perfeito, estamos no sentido certo e numa evolução constante, o que é muito importante», concluiu Sónia Rego.

Ver a intervenção de Sónia Rego no programa