4ª edição - Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO

4ª edição - Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO

Junho foi o mês escolhido para a 4ª edição do “Damos ouvidos ao seu Coração”, uma vez mais com o apoio da Câmara Municipal e a marcar presença no Diana Bar da Póvoa de Varzim entre os dias 18 e 21. 

Movida pelo objectivo de sempre da prevenção de doenças cardiovasculares, este ano a Clipóvoa conseguiu atingir todas as faixas etárias da população ao surpreender também os mais pequenos para a importância da Medicina Preventiva. Para o efeito, convidou o Grande Colégio a participar nesta iniciativa com a encenação de um Teatro Infantil de nome “A Vida”. O convite estendeu-se ao Colégio de Amorim, onde os alunos aderiram em força ao Concurso de Desenhosob o tema “As Doenças Cardiovasculares”. 
Também os Cursos de Suporte Básico de Vida abriram inscrições aos mais jovens, e as turmas convidadas compareceram para aprender como actuar em situações de emergência. 

A Clipóvoa também reservou algumas novidades para a restante população, que à parte das já habituais e concorridas Sessões Informativas, pôde também apreender alguns conselhos para uma alimentação mais equilibrada através da degustação de produtos saudáveis. 
O apelo ao exercício físico começou com as inúmeras aulas de Ginástica e Tai-Chinos 3 primeiros dias, continuou pela noite de sábado onde centenas de pessoas compareceram no Diana Bar para assistir às Danças de Salão, e teve o seu desfecho no domingo com a Caminhada junto à praia. 

Os Rastreios Gratuitos não deixaram de ser uma das acções mais procuradas neste evento.
A equipa de enfermagem começou por rastrear os funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que juntamente com a restante população perfizeram um total de 1140 pessoas rastreadas. 
Foram realizados 5.700 exames entre Colesterol, Diabetes, Pressão Arterial, I.M.C. e avaliação do Risco Cardiovascular. 

357 foram os casos detectados com os valores alterados, cujas pessoas foram imediatamente aconselhadas a consultar o seu médico assistente, ficando assim cumprido o objectivo primordial da Clipóvoa de apelar à prevenção. .