Ortopedista do Hospital da Luz Arrábida dá aula sobre reconstrução do joelho

Ortopedista do Hospital da Luz Arrábida dá aula sobre reconstrução do joelho

Alcindo Silva, médico ortopedista do Hospital da Luz Arrábida, deu uma conferência sobre reconstrução cirúrgica do joelho, no passado dia 25, em Vilnius (Lituânia). A aula fez parte do programa de um curso para especialistas organizado pelo Instituto Zimmer Biomet totalmente dedicado às ‘Questões atuais em artroscopia do joelho e ombro’.

Especialista em patologia do joelho e a exercer também funções no Hospital da Luz Clínica do Porto, Alcindo Silva foi um dos três oradores convidados para dar este curso, juntamente com Geert Declerck (AZ Monica Center, Antuérpia) e Viktoras Jermolajevas (Northway Medical Center, Lituânia).

A artroscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que permite aceder a uma articulação através de pequenas incisões. Numa dessas incisões é inserido um artroscópio, instrumento que tem na extremidade uma câmara de vídeo que transmite imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde a intervenção é realizada. As imagens do artroscópio e os outros instrumentos introduzidos nas incisões tornam possível inspecionar toda a articulação e realizar diversos gestos cirúrgicos, respetivamente. Assim, a artroscopia é usada tanto no diagnóstico como no tratamento cirúrgico de problemas articulares, como intervenções ao nível da articulação do joelho (em estruturas como os meniscos, os ligamentos e as superfícies ósseas articulares). Também é usada em intervenções nas articulações da anca, do calcanhar, do ombro e do cotovelo.

Comparativamente à abordagem aberta, a cirurgia artroscópica tem benefícios substanciais para os doentes, entre os quais uma recuperação mais rápida e menos dor pós-operatória, devido à dimensão reduzida das incisões.