Voltar

Bypass coronário

Bypass _coronarioUm bypass ou pontagem coronária é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo solucionar problemas da circulação coronária, que comprometem a função cardíaca por défice do transporte de oxigénio.

No bypass coronário é colocada uma via alternativa para a circulação do sangue, desviando-a da porção do vaso coronário que não permite que se faça da forma normal. 

Em regra, são utilizados para o bypass vasos sanguíneos de outros locais do organismo do próprio doente (por exemplo, da artéria mamária interna, da artéria gastroepiploica, da artéria radial ou da veia safena), que farão uma ponte entre as extremidades saudáveis do vaso coronário afetado, passando a desempenhar as suas funções.

Com o restabelecimento da circulação coronária diminuirão os sintomas associados à doença coronária, bem como a probabilidade de ocorrerem outros problemas, como, por exemplo, um enfarte agudo do miocárdio.

O bypass coronário é uma das opções de tratamento disponíveis para a doença coronária. No entanto, a decisão sobre qualquer tratamento é sempre ponderada em função das características individuais de cada doente e da sua doença. Depois de uma avaliação detalhada do problema, o médico aconselhará sobre as hipóteses de tratamento possíveis em cada caso.

O bypass coronário é feito sob anestesia geral. O doente é internado na véspera ou no próprio dia da intervenção e ficará internado durante cerca de cinco dias. A intervenção dura em média três a cinco horas. Na abordagem convencional, o acesso ao coração é conseguido através de uma incisão vertical na linha média da cavidade torácica, ao nível do esterno.

Para a recuperação completa de um bypass coronário poderão ser necessários um a dois meses, durante os quais a atividade normal é retomada progressivamente. Em cada caso, o médico dará orientações relativamente aos cuidados durante o período de recuperação, ao desempenho da atividade normal e ao retorno à atividade profissional.