Isabel Vaz vence Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

Isabel Vaz vence Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

O Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2017, promovido pelo Instituto Superior Técnico (IST), foi atribuído a Isabel Vaz, CEO do Grupo Luz Saúde. O júri – que tomou a decisão por unanimidade, segundo anunciou ontem a instituição – teve em conta «o percurso profissional e social» de Isabel Vaz, «desde a sua graduação em Engenharia Química no IST até à sua atual posição de presidente da comissão executiva do Grupo Luz Saúde, e ainda a forma como, com o seu exemplo, tem demonstrado a diversidade das competências proporcionadas na sua formação no Técnico».

O júri do prémio é constituído pelos professores Luís Oliveira e Silva, Raquel Aires de Barros, Dora Rego, Helena Geirinhas Ramos, Ana Paiva, Ana Póvoa, Isabel Sá Correia, João Ramôa Ribeiro, Maria da Graça Carvalho e José Nuno Canongia Lopes. Isabel Vaz venceu na categoria Role Model do prémio. Já na categoria Young alumni, o prémio foi atribuído a Bárbara Fernandes Simões, «em reconhecimento do seu exemplar percurso académico, do envolvimento em atividades inseridas na comunidade do IST e da sua notável progressão académica que culminou na sua tese de mestrado em Matemática e Aplicações, onde desenvolveu um modelo com opções de switching e de abandono, no contexto da indústria petrolífera, com uma nota final de 19 valores».

Esta é a segunda edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, criado pelo IST para homenagear a sua antiga aluna e única mulher a liderar um Governo de Portugal, bem como promover o seu exemplo enquanto figura com impacto na sociedade. As vencedoras da edição de 2016 foram Maria da Graça Carvalho, ex-ministra ministra da Ciência e Tecnologia e atualmente em funções na Comissão Europeia, e Inês Godet, investigadora na área do cancro da mama na Universidade John Hopkins.