Clipóvoa realiza Implante revolucionário de Prótese Peniana

Clipóvoa realiza Implante revolucionário de Prótese Peniana

No dia 18 de Julho realizou-se pela primeira vez na Clipóvoa e em Portugal, uma intervenção cirúrgica para implante concomitante de uma prótese peniana e de um dispositivo para correcção de incontinência urinária.

Esta cirurgia, levada a cabo pelo Dr. Nuno Tomada, Médico Urologista, e sua equipa, destina-se a doentes submetidos a intervenções radicais por cancro da próstata, das quais podem advir disfunção eréctil (impotência) e incontinência urinária com o esforço. 

Além de ser uma intervenção cirúrgica rara, com poucos casos realizados em todo o mundo, a novidade foi a colocação pela primeira vez no nosso país de uma prótese peniana revolucionária. 

A prótese Titan® OTR é composta por um reservatório colocado junto à bexiga, e dois cilindros insufláveis que são inseridos no pénis através de uma pequena incisão junto ao escroto. O sistema de funcionamento é simples, permitindo que através de uma pequena bomba colocada no escroto, o homem passe o soro fisiológico do reservatório para os cilindros, obtendo uma erecção rígida. Este mecanismo permite que se atinja todo o prazer de uma relação sexual, nomeadamente o orgasmo. 

A grande novidade desta prótese em particular é o seu dispositivo revolucionário que permite eliminar a rigidez do pénis no final do acto com apenas um toque num botão da bomba (OTR-one touch release). Trata-se assim do dispositivo mais próximo do funcionamento normal do pénis, tornando-o muito mais confortável relativamente às próteses habitualmente utilizadas, com uma melhoria altamente significativa da sexualidade do casal.