Atendimento Urgente 24h

Atendimento Urgente 24h

Em funcionamento 24 horas por dia, 365 dias por ano, o Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim disponibiliza assistência médica e cirúrgica a adultos e a crianças.

Há situações em que todos os segundos contam. E, nesses momentos, é importante poder contar com quem está sempre disponível para responder às urgências de saúde. O Hospital da Luz Póvoa de Varzim tem um serviço de Atendimento Urgente para adultos e para crianças, que funciona 24 horas, 365 dias do ano.

  • O Atendimento Urgente para adultos do Hospital da Luz Póvoa de Varzim é assegurado por uma equipa de profissionais dirigida pelo Dr. António Furtado, que integra especialistas de Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, e está sempre apoiada por clínicos das várias especialidades médicas e cirúrgicas existentes no Hospital, nomeadamente de Anestesiologia, Ortopedia, Cirurgia Geral e Urologia.
  • O Atendimento Urgente para crianças funciona igualmente 24 horas por dia e 365 dias por ano, com pediatras em presença física todos os dias das 8h00 às 24h00, e a partir das 24h00 sempre que solicitado. Sob a direção da Dr.ª Márcia Martins, o Atendimento Urgente de Pediatria integra uma equipa de médicos pediatras, experientes e altamente diferenciado, com salas de espera diferenciadas, quer para a consulta urgente quer para a consulta programada, e áreas de consulta e observação próprias, decoradas a pensar no bem estar dos mais novos.

 

O Atendimento Urgente conta ainda com o apoio 24 horas do Laboratório de Análises Clínicas (certificado pela Norma ISO 9001:2008 e pelas Normas para o Laboratório Clínico) e do Centro de Imagiologia, com recurso aos melhores meios tecnológicos e com o rigor, a qualidade e a segurança presentes nos serviços de saúde prestados no Hospital da Luz Póvoa de Varzim.

Telefone direto do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim: 252 690 950.

 

  • O que é o Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim?

    É um serviço de prestação de cuidados médicos e cirúrgicos, a adultos e crianças, disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano. Está vocacionado para avaliar e tratar situações de urgência e situações que embora não possam ser consideradas de urgência requerem orientação rápida. As urgências de Obstetrícia estão limitadas às grávidas acompanhadas no Hospital da Luz Póvoa de Varzim. 

  • Recursos disponíveis no Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim

    O Atendimento Urgente (AU) dispõe dos recursos físicos, tecnológicos e humanos para prestar cuidados médicos de qualidade na sua área de intervenção, excluindo politraumatizados graves. O Atendimento Urgente é assegurado em presença física por médicos de Medicina Geral e Familiar, com apoio direto de Imagiologia (RX, TC e Ressonância Magnética), Laboratório de Patologia Clínica e Serviço de Sangue nas 24 horas além de vários outros especialistas como Medicina Interna, Pediatria, Anestesiologia (em presença física), Ortopedia e Cirurgia Geral (Bloco Operatório 24 horas) .

    O Hospital da Luz Póvoa de Varzim dispõe ainda de uma UCIP (Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente), com 8 camas devidamente equipadas, que funciona 24h por dia, durante todo o ano, sob a responsabilidade de médicos especialistas qualificados, que asseguram o tratamento de todo o tipo de doentes graves. Esta unidade além da missão de tratar situações instáveis e complexas que surjam em doentes já internados, tem também a responsabilidade de dar apoio aos médicos de Medicina Geral e Familiar no tratamento dos doentes agudos que surjam durante as 24 horas no Atendimento Urgente. 

    A área de utilização comum do Atendimento Urgente inclui salas de espera (adultos e pediatria), atendimento administrativo, gabinetes de consulta, sala de tratamentos (nomeadamente pequena cirurgia e ortopedia) e gabinetes de observação com capacidade para reanimação cardiorrespiratória.

  • Corpo Clínico do Atendimento Urgente

    Neste Serviço o atendimento médico é assegurado por médicos de Medicina Geral e Familiar. Quando necessário os médicos que se encontram no Atendimento Urgente podem recorrer diretamente ou por chamada a colegas de todas as especialidades existentes no hospital. Além dos médicos os recursos humanos disponíveis incluem também equipe de enfermagem, técnicos especializados, administrativos e auxiliares. Este tipo de organização permite responder atempadamente às situações de doença aguda que se enquadrem no âmbito de intervenção do Atendimento Urgente.

    Diretor do Serviço: Dr. António Furtado (Médico especialista de Medicina Interna e responsável pelo Serviço de Atendimento Urgente e Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim)

  • Funcionamento do Atendimento Urgente

    No Atendimento Urgente, o doente apresenta-se presencialmente sem qualquer marcação prévia e será atendido segundo critérios de urgência ou da afluência no momento.

    Será observado por um médico de Medicina Geral e Familiar que o aconselha e encaminha, e se justificado solicita a colaboração das especialidades que se tornem necessárias. Se não puder ser observado no imediato por um médico é submetido a uma triagem por um elemento da equipe de enfermagem do Atendimento Urgente para que se identifiquem ou não sinais de gravidade sendo posteriormente encaminhado com maior ou menor brevidade para consulta médica. O Atendimento Urgente assegura assim a capacidade para o diagnóstico e tratamento de doentes com doença grave.

    A Imagiologia e o Laboratório de Patologia Clínica estão disponíveis no apoio ao AU nas 24 horas do dia, incluindo fins de semana e feriados. Se necessário o bloco operatório pode ser ativado em qualquer momento.

    No interesse do melhor atendimento é muito importante que ao recorrer ao Atendimento Urgente o doente ou quem o acompanhe esteja na posse de informações que possam ser importantes para o diagnóstico e tratamento (por exemplo circunstâncias e pormenores relativos à ocorrência, medicações em curso, história de alergias, relatórios de exames ou tratamentos anteriores) e de documentos que possam ser necessários (identificação, cartão de beneficiario de sistema de saúde).

  • Situações em que há indicação para recorrer ao Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim

    • Dor no peito
    • Falta de ar
    • Dores intensas e persistentes em qualquer local do corpo
    • Perda temporária de visão
    • Perda de consciência
    • Perda de equilibrio
    • Perda de força ou incapacidade para falar ou mexer os braços ou as pernas
    • Possibilidade de intoxicação
    • Ingestão excessiva de medicamentos
    • Febre alta
    • Hemorragias
    • Ferimentos
    • Tosse com sangue
    • Vómitos persistentes
    • Vómitos com sangue
    • Traumatismos
    • Convulsões
    • Situações de mal-estar de início súbito

    Em caso de dúvida, o Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim está disponível, especialmente quando se trata de doentes debilitados ou idosos, para o seu atendimento rápido porque são mais sensíveis e menos resistentes a problemas de saúde.

  • Quem tem acesso ao Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim?

    Qualquer pessoa tem acesso ao Atendimento Urgente do Hospital da Luz Póvoa de Varzim. No entanto, este hospital é uma unidade de saúde privada, pelo que, quando o paciente não for beneficiário de nenhum sistema complementar de saúde ou seguro de saúde com convenção (ver Acordos e Convenções), todas as despesas serão pagas na totalidade pelo paciente.

  • A que cuidados médicos é possível recorrer no Hospital da Luz Póvoa de Varzim nas situações que não se enquadram na atuação do Atendimento Urgente?

    Quando uma pessoa pretende ter acompanhamento regular do seu estado de saúde, realizar uma avaliação geral, ter médico assistente ou ser observado em caso de doença, o ideal é marcar uma consulta programada para Medicina Geral e Familiar, Pediatria ou Medicina Interna ou qualquer outra especialidade médica ou cirúrgica. Contudo o Hospital da Luz Póvoa de Varzim promove uma filosofia de prevenção e abordagem global do doente nas consultas referidas, as quais asseguram o elo de ligação com todas as outras especialidades médicas ou cirúrgicas de que o doente possa necessitar numa relação médico-doente personalizada. Estas consultas estão disponíveis no Hospital da Luz Póvoa de Varzim todos os dias úteis