Unidade de Cuidados Paliativos

O Hospital da Luz Póvoa de Varzim disponibiliza cuidados médicos dirigidos aos seus clientes mais vulneráveis, através da Unidade de Acompanhamento, Suporte e Paliação (Cuidados Paliativos).

O que são cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos destinam-se a pessoas cuja doença, sendo grave e/ou incurável, pode causar situações de intenso sofrimento. O seu objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida destes doentes, independentemente da fase em que a sua doença se encontre.

A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz Póvoa de Varzim tem como componentes essenciais da sua intervenção o alívio dos sintomas, o apoio psicológico, espiritual e emocional do doente e o apoio à família, o que implica o envolvimento de uma equipa multidisciplinar, devidamente qualificada para o efeito.

Quando e porquê orientar?

Os cuidados paliativos não se destinam apenas à fase terminal das doenças. Na realidade, é boa prática iniciar cuidados de suporte desde o diagnóstico de doenças graves (por exemplo cancro e doenças neurológicas). As equipas de cuidados paliativos podem acompanhar os doentes e as suas famílias ao longo de semanas, meses, ou até anos.

A identificação precoce do doente vulnerável, independentemente da doença e da sua fase, é crucial para otimizar os cuidados de saúde. 

Está comprovado que a promoção de bons cuidados de acompanhamento e alívio dos sintomas, em combinação com medidas direcionadas à doença de base:

  • Aumenta a sobrevivência de doenças graves como o cancro;
  • Aumenta a qualidade de vida de doentes crónicos, reduzindo a intensidade dos sintomas físicos e prevenindo a depressão.

Questione o seu médico assistente sobre as vantagens deste tipo de acompanhamento.

 

COMO FUNCIONA A UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS

Unidade de Internamento

A unidade de internamento está situada no Hospital da Luz Póvoa de Varzim, na Póvoa de Varzim. Está dotada de infraestruturas que promovem o conforto dos doentes e seus familiares. Está vocacionada para o controlo de sintomas mais difíceis, sob supervisão médica de outros profissionais treinados e com experiência na área da medicina sintomática.

Ambulatório

O acompanhamento de cuidados paliativos em ambulatório pode ser realizado no Hospital da Luz Póvoa de Varzim e no Hospital da Luz Arrábida. É feito em articulação com outras especialidades médicas, com o objetivo de contribuir para a adaptação do doente à sua doença, fomentando a máxima autonomia possível e envolvendo os seus cuidadores.

Equipa de suporte intra-hospitalar

A equipa de suporte intra-hospitalar está disponível no Hospital da Luz Póvoa de Varzim e no Hospital da Luz Arrábida. Articula-se com outras especialidades, quando o doente está internado ou recorre ao Atendimento Urgente 24h.

 

A EQUIPA DA UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS DO HOSPITAL DA LUZ PÓVOA DE VARZIM

Na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz Póvoa de Varzim, colocamos ao seu dispor uma equipa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionista, psicóloga, profissionais de reabilitação e terapia ocupacional e assistente espiritual, que em conjunto asseguram a avaliação e orientação nas áreas de controlo de sintomas e do apoio psicossocial. Esta equipa está responsável por acompanhar os doentes e suas famílias; promover suporte, otimizando a qualidade de vida e reduzir o sofrimento físico, emocional e espiritual.

Na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz Póvoa de Varzim, o doente e sua família são também elementos na nossa equipa e o centro da nossa atenção e cuidados.

Para mais informações contacte a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz Póvoa de Varzim, através do número 252 690 900 ou e-mail: ucp@clipovoa.pt