Voltar

Angiografia coronária

Cateterisco _cardiaco

O cateterismo cardíaco, coronariografia ou angiografia coronária é um exame em que são obtidas imagens de raio-X das artérias coronárias (vasos sanguíneos que são responsáveis por levar sangue com oxigénio ao coração).

Através de uma pequena incisão na pele ao nível de uma artéria da virilha ou do braço, sob anestesia local, introduz-se um cateter longo e fino na corrente sanguínea, que é avançado até ao coração junto às artérias coronárias. Depois, é injetado um meio de contraste que fluirá através destas artérias, permitindo obter imagens do seu interior, ou lúmen, visíveis aos raio-X. Desta forma, a angiografia coronária identifica obstruções das artérias coronárias, parciais ou completas, que interferem com o fluxo de sangue, comprometendo o bom funcionamento do coração. A angiografia coronária é realizada com o doente acordado, e é praticamente indolor. Como já referido, no local onde o cateter é introduzido, na virilha ou no braço, é realizada uma anestesia local.

Normalmente, a realização de uma angiografia está indicada quando existe suspeita de uma doença coronária significativa (ou obstrutiva). De acordo com a localização e a gravidade das obstruções detetadas, e com as especificidades de cada doente, o cardiologista poderá, então, dizer quais são as opções de tratamento possíveis em cada caso. 

Na mesma intervenção é possível realizar alguns tratamentos de angioplastia, nomeadamente a dilatação de vasos com um cateter-balão ou com pequenas malhas metálicas designadas stents.