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Alimentação em tempo de férias

Alimentação em tempo de férias

Conheça algumas regras básicas que permitem usufruir dos alimentos disponíveis na época de verão. É também importante beber líquidos (água, de preferência) e evitar os riscos de intoxicações alimentares, mantendo uma alimentação saudável.

  • Faça refeições leves e mais frequentes, evite refeições pesadas e muito condimentadas.
  • Nas refeições de prato, aposte nas saladas (por exemplo, feijão-verde, pepino, pimento ou tomate) e opte por consumir pescado como, por exemplo, peixe-espada, carapau ou sardinha.
  • Não descure a sopa da alimentação de verão. É uma boa forma de hidratação e pode optar por sopas frias como, por exemplo, gaspacho, sopa de alho francês com hortelã ou sopa de cenoura e laranja.
  • A fruta deve ser consumida todo o ano e no verão não pode faltar. Refrescante, sumarenta e de cor intensa, como os frutos vermelhos (cerejas, morangos, amoras, framboesas), figos, melancia, melão, alperces, pêssegos ou uvas, a fruta deve ser a sobremesa de eleição e fazer parte das merendas da manhã e da tarde.
  • Consuma gelados e outros doces com moderação.
  • Mantenha-se bem hidratado, mesmo que não sinta sede. Evite as bebidas açucaradas e as bebidas alcoólicas. Prefira a água e as infusões sem adição de açúcar. Pode aromatizar a sua água, de forma natural, adicionando um pedaço de limão, laranja, lima, canela ou hortelã.
  • Opte por fazer as sanduíches com pão integral ou de mistura e inclua, por exemplo, uma fatia fina de carne assada ou frango ou ovo bem cozinhado, atum e ainda legumes frescos de variados como tomate, alface, cenoura, beterraba ou couve roxa.
  • Acondicione e transporte os alimentos mais perecíveis (por exemplo, queijo, fiambre, iogurtes, marisco, ovos) em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo para os manter a baixa temperatura.

 

Alexandra Lima
Nutricionista
Hospital da Luz Guimarães