Voltar

Diabetes gestacional

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional resulta da maior resistência à insulina que ocorre durante a gravidez.

Se, por um lado, a utilização de glucose pelo feto pode conduzir a valores mais baixos de glicemia na mãe, por outro lado, estes valores podem aumentar em relação ao expectável se a resistência à insulina for muito significativa.

Geralmente a diabetes gestacional ocorre em grávidas com história familiar de diabetes, obesidade ou aumento de peso muito pronunciado durante a gravidez.

A probabilidade de ocorrer diabetes gestacional aumenta com a idade da grávida; as grávidas mais jovens raramente são afetadas.

Por vezes, é incorretamente diagnosticada diabetes gestacional, verificando-se, mais tarde, que se tratava de diabetes tipo 1 ou tipo 2 ainda numa fase inicial.

Quando não é controlada adequadamente, a diabetes gestacional pode ter consequências a curto, médio e longo prazo, nomeadamente:

  • Durante a gravidez, com o desenvolvimento de um feto com excesso de peso, com o consequente maior risco obstétrico;
  • Após o parto, com a ocorrência de hipoglicemias na criança;
  • Mais tarde, com um maior risco de obesidade juvenil e de diabetes tipo 2 precoce.

 

Nos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, pode encontrar médicos especialistas em ginecologia-obstetrícia e realizar os exames que sejam necessários para a sua situação. Conheça os médicos de ginecologia-obstetrícia desta unidade da rede Hospital da Luz.