Voltar

Ozonoterapia intradiscal

A ozonoterapia intradiscal é um procedimento minimamente invasivo, realizado através de uma punção percutânea do disco intervertebral, guiada por imagem, para administração do ozono. Não tem complicações major associadas e não requer internamento hospitalar.

Este tratamento pode estar indicado quando há dor raquidiana (cervical, dorsal ou lombar) resistente a terapêutica médica conservadora, em doentes com ou sem tratamento cirúrgico prévio e sem indicação cirúrgica por compromisso neurológico e/ou fragmento discal migrado. O tratamento aplica-se ainda quando os estudos de imagem evidenciam hérnia discal ou alterações degenerativas sugestivas de compromisso radicular.

A ozonoterapia intradiscal é realizada atualmente como alternativa terapêutica para patologia degenerativa da coluna vertebral, sobretudo para as hérnias discais. Quando é realizada por médicos neurorradiologistas ou neurocirurgiões experientes na área tem demonstrado resultados clínicos positivos em cerca de 80% dos casos.