Cirurgião do Hospital da Luz Setúbal colabora em livro sobre obesidade e função cerebral

Cirurgião Hospital da Luz livro obesidade e função cerebral

Hans Eickhoff, médico de cirurgia geral e bariátrica do Hospital da Luz Setúbal, é um dos autores de Obesity and Brain Funcion, um compêndio sobre a interligação entre obesidade e função cerebral, que acaba de ser editado pela Springer International.

Integrado na série Advances in Neurobiology, o livro tem coordenação editorial de Liliana Letra e Raquel Seiça, professoras e investigadoras da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A obra fornece uma perspetiva completa sobre a alimentação e os mecanismos cerebrais que lhe estão associados, incluindo os fatores de risco de distúrbios neurológicos e os efeitos da cirurgia bariátrica (para redução de estômago ou bypass gástrico). Os autores reúnem o conhecimento mais atual sobre estas questões e incluem muito do trabalho de investigação que também desenvolvem no âmbito do IBILI (Instituto de Imagem Biomédica e Ciência da Vida da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).

Hans Eickhoff é autor e co-autor de dois dos dez capítulos do livro. Em ‘Neuroendocrinology of Adipose Tissue and Gut-Brain Axis’, analisa (em conjunto com Paulo Matafome, Liliana Letra e Raquel Seiça), a relação entre hormonas do tubo digestivo e tecido adiposo e a função cerebral que regula a ingestão de alimentos. Já no capítulo ‘Central Modulation of Energy Homeostasis and Cognitive Performance After Bariatric Surgery’, o cirurgião do Hospital da Luz Setúbal explica os efeitos positivos da cirurgia bariátrica na função cognitiva e no controlo do apetite.