Cirurgia do ombro no HBA é referência internacional

Cirurgia do ombro no HBA é referência internacional

O trabalho feito pela equipa de cirurgiões dedicados à patologia do ombro no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), que é coordenada pelo ortopedista Raul Alonso, tem sido considerado de referência internacional na aplicação das novas técnicas nesta área. Esta semana, um dos especialistas do maior fabricante de próteses do mundo, a empresa De Puy Synthes da Jonhson & Jonhson, visitou o HBA para recolher os dados da experiência desta equipa da Ortopedia, tendo mesmo assistido a uma cirurgia feita pela equipa de Raul Alonso.

O objetivo desta visita ao HBA do engenheiro biomédico Didier Poncet, que é o criador da mais moderna linha de próteses modulares do ombro, foi recolher dados para melhorar o desenho das próteses e dos instrumentos que são usados pelos cirurgiões quando as aplicam. Isto porque é precisamente essa linha mais moderna de próteses «que usamos no HBA», explicou Raul Alonso.

Didier Poncet assistiu à realização de uma artroplastia invertida, realizada pelos cirurgiões do HBA Raul Alonso e Luis Pires a uma doente com 70 anos, tendo-se manifestado «impressionado com as instalações do nosso hospital e com o alto nível técnico da nossa equipa médica e de enfermagem», contou, ainda, o ortopedista, que é opinion leader para a formação em cirurgia do ombro da Mitek e da De Puy‐Synthes.

Raul Alonso coordena a equipa da cirurgia do ombro no serviço de ortopedia do Hospital Beatriz Ângelo – liderado por Paulo Rego. É também um dos especialistas que integra os serviços de ortopedia do Hospital da Luz e do Hospital de Santiago.