Doença cardiovascular e desporto

Doença cardiovascular e desporto

O Departamento de Cardiologia do Hospital de Santiago em Setúbal, no âmbito da recentemente criada Consulta de Cardiologia Desportiva, vai realizar no dia 13 de junho um curso para profissionais que orientam a prática de exercício físico, incluindo discussão de temas relevantes e casos práticos.

O Curso terá lugar no próximo dia 13 de junho, no período da manhã. As inscrições são gratuitas, mas limitadas.

A prática regular de exercício físico associa-se a múltiplos benefícios para a saúde. No entanto, em indivíduos com fatores de risco ou doenças cardiovasculares não é isento de risco. A estratificação do risco cardiovascular e a deteção precoce de patologias cardíacas em “atletas” permite assim adotar atempadamente medidas preventivas e terapêuticas eficazes.

O espetro do praticante de exercício físico alargou-se: desde crianças até idosos, de praticantes de exercício recreativo a desporto competitivo, mas também de indivíduos saudáveis até outros já com antecedentes de eventos cardiovasculares. Neste contexto, os profissionais que orientam a prática de exercício físico desempenham um papel fundamental, sendo muitas vezes os primeiros a identificar sintomas ou sinais que poderão estar presentes em patologias potencialmente fatais.

Neste sentido, a multidisciplinaridade e a partilha de experiências entre aquemes profissionais e os profissionais de saúde é crucial para identificar sinais de alarme, definir metodologias de avaliação pré-competitiva e de monitorização adequadas, bem como para desenvolver canais de referenciação apropriados.