Enfermeiro do Hospital de Santiago conclui Mestrado em Enfermagem Perioperatória

Enfermeiro do Hospital de Santiago conclui Mestrado em Enfermagem Perioperatória

O enfermeiro responsável do Bloco Operatório e Serviço Central de Esterilização do Hospital de Santiago, Luís Miguel Martins, concluiu o Mestrado de Enfermagem Perioperatória da Escola Superior de Saúde (Instituto Politécnico de Setúbal) com a classificação final de 18 valores.

Os desenvolvimentos na área da esterilização têm acompanhado de perto o progresso das técnicas cirúrgicas e dos dispositivos médicos. Trata-se de uma área fundamental para o bom funcionamento de um hospital e, principalmente, do bloco operatório, sendo o seu objetivo central, neste caso, a manutenção e segurança do ambiente cirúrgico. No seu curso de mestrado, Luís Miguel Martins desenvolveu um projeto dedicado ao reprocessamento e esterilização de dispositivos médicos, área a que poucos profissionais se têm dedicado.

No júri que avaliou a dissertação de mestrado “Formação da equipa de enfermagem do bloco operatório no reprocessamento de dispositivos médicos”, classificada com 18 valores, participaram Ana Paula Gato, Cândida Ferrito e Lurdes Martins, professoras da Escola Superior de Saúde, e Susana Ramos, professora responsável pela arguência.