Enfermeiros do Hospital da Luz Setúbal ensinam a lavar bem as mãos

Enfermeiros do Hospital da Luz Setúbal ensinam a lavar bem as mãos

Perto de 700 pessoas participaram na ação de higienização das mãos realizada pelos enfermeiros do Hospital da Luz Setúbal para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro.

A iniciativa teve lugar a 12 de maio último na praça central do Centro Comercial Alegro Setúbal, onde uma equipa de 12 profissionais de enfermagem do Hospital da Luz Setúbal ensinou a lavar corretamente as mãos, para evitar e controlar a propagação de infeções.

Este, de resto, é o grande objetivo da campanha internacional de higienização das mãos que decorre a nível mundial durante o mês de maio e foi, também, a razão que levou a direção de enfermagem do Hospital da Luz Setúbal a organizar a iniciativa, inserida num conjunto de outras destinadas à população e que pretendem dar a conhecer o dia-a-dia dos enfermeiros, cujo papel na prestação dos cuidados é cada vez mais essencial.

Os enfermeiros ensinaram a técnica de higienização das mãos e dos punhos, mostrando a todos os que participaram na ação se haviam realizado o procedimento corretamente, através de uma caixa de luz ultravioleta que mostrava as zonas limpas e sujas das mãos após a higienização.

Além de visitantes e clientes do Centro Comercial Alegro, participaram ainda na ação várias turmas de escolas do concelho de Setúbal (Agrupamento de Escolas da Ordem de Sant’Iago, Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e Colégio de São Filipe), tendo os jovens alunos respondido a questões relacionadas com a importância da higiene das mãos e, claro, fazendo também a higienização.

A equipa de enfermeiros do Hospital da Luz Setúbal que participou na ação integrou Miguel Veríssimo (enfermeiro-diretor), Digo Brites, Rui Pardal, Luís Miguel Martins, Vanda Deus, Andreia Mares, Vanda Sousa, Mélina Mata, Liliana Mártires, Vanessa Nascimento, Elsa Rodrigues e Filipe Grácias.