Médica do Hospital da Luz lança «Manual de Ecocardiografia»

Médica do Hospital da Luz lança «Manual de Ecocardiografia»

«Manual de Ecocardiografia» é o título da obra publicada pela editora Lidel, que tem como autora Lígia Mendes, médica do Hospital da Luz Setúbal e do Hospital da Luz Lisboa. O livro foi lançado numa sessão especial realizada no passado dia 20 de abril, no Hospital da Luz Setúbal, onde a autora explicou a importância do ecocardiograma como «exame de imagem de primeira linha para avaliação do doente com patologia cardiovascular» para justificar o trabalho agora lançado.

No prefácio desta obra, assinado por Nuno Cardim, coordenador do Laboratório de Ecocardiografia do Hospital da Luz Lisboa e secretário-geral da European Association of Cardiovascular Imaging (EACVI), este médico explica que «na era da ‘multi-modality cardiac imaging’, a ecocardiografia é hoje e continuará a ser no futuro o exame de imagem de primeira linha na abordagem do doente cardíaco, em múltiplos ambientes. Para lá das clássicas vantagens desta técnica (não invasiva, acessível, barata, inócua, à cabeceira do doente), a ecocardiografia é hoje uma técnica cujos benefícios são baseados na evidência; como tal os seus dados, nomeadamente os quantitativos, encontram-se incorporados nas ‘guidelines’, desempenhando um papel fulcral no algoritmo de decisão diagnóstica terapêutica e prognóstica em múltiplas doenças cardíacas».

Nuno Cardim escreve ainda: «Neste livro verdadeiramente ‘pocket size’, que consulto diariamente, a Dra. Lígia Mendes consegue, de uma forma atualizada, elegante e ‘user friendly’, condensar de uma forma organizada e didática uma enorme quantidade de informação essencial à prática diária da ecocardiografia», para concluir: «Considero este livro o companheiro de bolso ideal para todos os ecocardiografistas que, em todo o mundo, utilizam a língua portuguesa, em todas as fases da sua vida profissional».

Segundo a autora, este «Manual de Ecocardiograma surgiu da necessidade de facilitar esta tarefa, reunindo os valores de referência das principais medições, dos parâmetros hemodinâmicos e das fórmulas de uso corrente. A consulta fácil e a utilização rápida e intuitiva deste manual permitem a implementação do rigor técnico, facilitando o trabalho do médico e do técnico dedicados ao doente cardiológico».

Lígia Mendes é cardiologista, sendo responsável pelo Laboratório de Ecocardiograma do Hospital da Luz Setúbal e especialista no Hospital da Luz Lisboa. É ainda membro do Comité de Acreditação Europeia em Ecocardiograma Transesofágico.