Neurologista do Hospital de Santiago doutorada pela Faculdade de Medicina de Lisboa

Neurologista do Hospital de Santiago doutorada pela Faculdade de Medicina de Lisboa

Isabel Henriques, neurologista do  Hospital de Santiago realizou as suas provas de doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

A dissertação, intitulada Isquemia Cerebral Aguda e Modelação pelo Sulfeto de Hidrogénio, baseou-se num estudo experimental num modelo animal em que foi avaliada a hipótese de que após isquemia aguda cerebral o sulfeto de hidrogénio atue como protetor cerebral, por modular o stress oxidativo pós isquémico e a expressão de espécies reativas de oxigénio, ou por promover a reparação tecidular ulterior.

Isabel Henriques, especialista em neurologia desde 1994, foi aluna de Doutoramento da Faculdade de Medicina de Lisboa e do programa "International Neuroscience Doctoral Programme" da Fundação Champalimaud. Tinha já concluído, em 2000, o Mestrado em Ciências Neurológicas na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, orientado pelos professores José Ferro e Alte da Veiga, e fez em 2006 a pós-graduação "Dirección de Servicios Integrados de Salud – Estratégias de Innovación y Nuevos Instrumentos”, da ESADE Business School; Madrid. É autora de cerca de 150 apresentações em congressos nacionais e internacionais e de cerca de 25 publicações em revistas e livros da sua área de especialidade.